terça-feira, 28 de junho de 2011

PINDORETAMA PARTICIPA DA 7ª OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS

7ª olimpíada de Matemática das Escolas Públicas.
Apresentação

A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP) é um projeto que tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.

Dentre as realizações da OBMEP destacam-se:

  • a produção e distribuição de material didático de qualidade, também disponível neste site;

  • o Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), para os medalhistas estudarem Matemática por 1 ano, com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq);

  • o Programa de Iniciação Científica – Mestrado (PICME), para medalhistas que estejam cursando graduação com bolsas do CNPq (IC) e CAPES (Mestrado);

  • a Preparação Especial para Competições Internacionais (PECI), que prepara medalhistas de ouro selecionados pela excepcionalidade de seus talentos para competições internacionais;

  • a mobilização de Coordenadores Regionais para a realização de atividades como seminários com professores e cerimônias de premiação;

Iniciada em 2005, a OBMEP vem crescendo a cada ano criando um ambiente estimulante para o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o país.

Em 2010, cerca de 19,5 milhões de alunos se inscreveram na competição e mais de 99% dos municípios brasileiros estiveram representados.

Os sucessivos recordes de participação fazem da OBMEP a maior Olimpíada de Matemática do mundo.

O MUNICIPIO DE PINDORETAMA PARTICIPARÁ COM AS SEGUINTES ESCOLAS:

AURELINA FALCAO DA SILVA EEIF

CAMILO JOSÉ ANSELMO EEI

FRANCISCA HOLANDA COSTA EEFM

JOAQUIM NUNES VIEIRA, ESC DE 1 GR

OLGA VALE ALBINO EEF

PROFA ANDRELINA MARIA DE SOUSA EEF

REGINA VASCONCELOS ALBINO, E. E. F.

LINHA DO TEMPO DAS OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA

linha-do-tempo2011

FONTE: OBMEP

O BLOG PINDORETAMA DE TODOS NÓS DESEJA BOA SORTE A TODOS OS NOSSOS ALUNOS, E ESPERAMOS EM BREVE ESTAR DIVULGANDO OS NOSSOS RESULTADOS QUE CERTAMENTE SERÃO COMO SEMPRE MUITO POSITIVOS.

PREFEITURA DE PINDORETAMA EM PARCERIA COM SEBRAE FORMALIZA EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS.

A prefeutra municipal de PINDORETAMA através da secretaria de desenvolvimento economico, estará promovendo nesse dia 29 de junho o dia dedicado a normalização do empreendedor individual. Você quem tem seu pequeno negocia e quer se formalizar como empresário, vá, leve seus documentos pessoais(RG.CPF, CONPROVENTE DE ENDEREÇO) e formalize sua atividade, são vários benefícios que você pode alcançar.
O município de PINDORETAMA através de administração novo tempo PREFEITA REGINA ALBINO, já regulamentou a lei a nível municipal e agora em parceria com o SEBRAE está disponibilizando a estrutura necessária para que os cidadãos pindoretamenses possam regulamentar suas atividades comerciais, terem acesso a todos os benefícios que a lei garante para o empreendedor e sua familia, de forma que isso muito contribuirá para melhoria da qualidade de vida dessas pessoas.
O atendimento será na SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONOMICO NA AV. CAPITÃO NOGUEIRA PRÓXIMO A COELCE E EMATERCE.

PINDORETAMA APALP-FECHA MAIS UM CONTRATO PARA FORNECIMENTO DE PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR.

A APALP-ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES DE LEITE E AGROPECUARISTAS DE PINDORETAMA, participou de mais uma chamada pública nesse ano de 2011 dessa fez no município de EUSÉBIO e foi vencedora de 05 lotes de produtos. Os demais produtos focaram a cargo de mais duas Associações de agricultores aptas a concorrerem. "Nesse ano já são 03 contratos de fornecimento de merenda escolar para o PNAE na região leste cearense. É bom lembrar que nossa associação é pioneira nesse trabalho, pois desde 2010 que fornece merenda ao PNAE e cumpre de maneira satisfatória o que rege a lei 11.947 no que diz respeito a sua abrangência social e comercial". Relatou o vice-presidente da APALP

sexta-feira, 24 de junho de 2011

AGRICULTURA FAMILAR DE PINDORETAMA EXPANDE SUA COMERCIALIZAÇÃO

A APLAP-ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES DE LEITE A AGROPECUARISTAS DE PINDORETAMA PARTICIPOU DA CHAMADA PUBLICA DE EUSÉBIO NESSE DIA 22 DE JUNHO.
A INSTITUIÇÃO VAI PARTICIPAR DO PROGRAMA DO PNAE NO MUNICÍPIO SITADO COM 05 PRODUTOS AINDA QUE HOJE TENHA UM PORTFÓLIO DE 22 PRODUTOS.
A APLAP IRÁ DISTRIBUIR MERENDA ESCOLAR PARA AGRICULTURA FAMILIAR EM 03 MUNICÍPIOS DO ESTADO DO CEARÁ E COMO HÁ UM MERCADO IMENSO A SER EXPLORADO, A ASSOCIAÇÃO TEM UMA DEMANDA DE MERCADORIAS CAPAZ DE ATENDER VÁRIOS OUTROS MUNICÍPIOS. AGROPECUARISTAS. CONTATOS: aplap@hotmail.com

PINDORETAMA PROMOVERÁ ESSE FINAL DE SEMANA O JUNHO CULTURAL 2011. MAIOR EVENTO JUNINO DO LITORAL LESTE DO CEARÁ.

RECOMEÇA HOJE 24 DE JUNHO O EVENTO JUNHO CULTURAL 2011 EM PINDORETAMA. O EVENTO É UMA REALIZAÇÃO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA TEVE INICIO NO FINAL DE SEMANA PASSADO E FOI UM GRANDE SUCESSO. HOJE AMANHÃ E DEPOIS, RESPECTIVAMENTE 24, 25 E 26 DE JUNHO TERÁ VARIAS APRESENTAÇÕES INDIVIDUAIS E COLETIVAS COMO É O CASO DAS QUADRILHAS JUNINAS QUE VÃO SE APRESENTAR. OUTRA APRESENTAÇÃO QUE MERECE DESTAQUE SÃO AS BAILARINAS DO CURSO DE BALÉ DA ESCOLA NOSSA SENHORA APARECIDA QUE TEM A FRENTE A BAILARINA E COREOGRAFA FABIANA SILVA. VAI SER SENSACIONAL ESSAS APRESENTAÇÕES E TODOS ESTÃO CONVIDADOS.

E VEM AI O PINDORECANA 2011. O MAIOR EVENTO DA CANA DE AÇÚCAR DO MUNDO.

Programa de Aquisição de Alimentos.

Produtores rurais se reúnem para discutir ações de incremento ao programa do Governo Federal no Ceará


DIÁRIO DO NORDESTE

Policia Militar do Ceará organiza operação "Tolerância Zero" em julho

O principal objetivo é superlotar as delegacias e chamar atenção da população para os problemas enfrentados pelo PMs no Ceará. A última manifestação aconteceu em abril do ano passado.

CEARÁ AGORA

ONU fará inspeção em prisões de todo o país para avaliar denúncias de tortura

Presídios de todo o país serão avaliados por inspetores da Organização das Nações Unidas (ONU) que avaliarão sérias denúncias sobre o uso da tortura nas unidades prisionais. Segundo informações publicadas hoje (24) no Estado de S. Paulo, a missão recebeu evidências de ONGs e especialistas apontando para violações aos direitos humanos em centros de detenção provisória, prisões e nas unidades que cuidam de jovens infratores em vários Estados.

Os locais de visita estão sendo mantidas em sigilo para que o grupo de inspetores faça visitas de surpresa aos locais considerados críticos, impedindo que as autoridades “preparem” as prisões e “limpem” eventuais problemas.

Para poder surpreender as autoridades, a viagem que ocorrerá no início do segundo semestre tem sua agenda guardada a sete chaves. A ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário, só foi informada de que a missão ocorrerá e será liderada pelo Subcomitê de Prevenção da Tortura da ONU. Mas não recebeu nem a lista das cidades que serão inspecionadas nem quais instituições serão visitadas.

*Com informações Estado de S. Paulo.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

ANIVERSÁRIO DO BLOG PINDORETAMA DE TODOS NÓS

AMANHÃ SAIRÁ UMA EDIÇÃO ESPECILA SOBRE OS DOIS ANOS DO BLOG PINDORETAMA DE TODOS NÓS.
NOSSO BLOG FOI FEITO PRA VOCÊ.

ESCOLAS DE PINDORETAMA RECEBERÁ MERENDA ESCOLAR DA AGRICULTURA FAMILIAR.

Ainda essa semana a APLAP-ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES DE LEITE E AGROPECUARISTAS DE PINDORETAMA começará a fornecer a merenda escolar da agricultura familiar no município de PINDORETAMA. O mapa semanal foi entregue hoje na sede da instituição, e segundo a diretoria já está coordenando os trabalhos para a entrega. Desde 2010 que o município de PINDORETAMA aderiu ao PNAE. A LEI 11.947 prevê que todos os municípios do País tem que destinar no mínimo 30% dos recursos da merenda escolar para ser aplicado no PNAE. Em PINDORETAMA desde o ano passado a administração "NOVO TEMPO" PREFEITA REGINA ALBINO vem superando esse percentual o que muito tema ajudado aos agricultores a melhorar sua renda.

Com quase 3 mil emendas, PNE deve ficar para 2012

O projeto de lei que criará o novo Plano Nacional de Educação (PNE), enviado ao Congresso Nacional no fim de 2010, recebeu 2.919 emendas parlamentares na comissão especial que analisa a matéria na Câmara. O documento irá estabelecer 20 metas educacionais que o país precisa cumprir até o fim da década. O relator da matéria, deputado Angelo Vanhoni (PT-PR), tinha previsão de terminar o relatório em agosto, mas, diante do número recorde de emendas, o texto deve ser concluído em setembro.

Depois da apresentação do relatório, abre-se novo prazo para apresentação de emendas. O presidente da comissão especial, deputado Gastão Vieira (PMDB-MA), prevê que a tramitação do plano na Câmara seja concluída até novembro, quando o texto será encaminhado ao Senado. Apesar de boa parte das emendas serem repetidas, a comissão discute com o centro de informática da Casa a criação de um software que seja capaz de classificá-las por tema para facilitar a análise por parte do relator. Gastão defende que não deve haver pressa para aprovar o novo PNE, apesar de o plano anterior ter perdido sua validade em dezembro de 2010 e o prazo de implantação do próximo ter começado neste ano.

“Todos os movimentos sociais queriam que o plano fosse aprovado o mais rápido possível, mas essa pressão até já diminuiu um pouco. É um plano que vai mexer com toda a estrutura da educação brasileira, não dá para fazer dessa forma. Temos os problemas de financiamento, por exemplo, que o próprio ministro não conseguiu dizer claramente qual será a solução”, explica Gastão.

A meta de número 20 do plano é uma das mais polêmicas: ela prevê que o país amplie para 7% do Produto Interno Bruto (PIB) o percentual de investimento público em educação – hoje esse patamar é em torno de 5%. Boa parte das emendas querem alterar a meta para 10%, atendendo a uma reivindicação das entidades da área.

Para a diretora executiva do movimento Todos pela Educação, Priscila Cruz, a questão do PIB é uma “ficção”: não adianta determinar o aumento dos investimentos se o plano não indicar quais serão as novas fontes de recurso. “A participação é tão grande [da apresentação de emendas], mas me preocupo se de fato a gente vai ter um documento com as características de um plano nacional, que não pode entrar no detalhe e querer determinar políticas para estados e municípios, ele precisa ser mais macro”, afirma.

Ela avalia que o debate é importante e que todas as emendas precisam ser avaliadas, mas defende que o próximo PNE precisa ser factível para que não se repita o que ocorreu no plano anterior, quando a maioria das metas foi descumprida.

“Eu adoraria ter metas com 100% das crianças aprendendo e 100% das crianças na creche, é claro. Mas temos que entender que há um caminho para chegar lá. O plano precisa ser ao mesmo tempo ambicioso e factível”, acredita.

Seguindo para o Senado em novembro, o PNE passará por uma nova rodada de discussões em um ano de eleições municipais. “O PSDB, que é oposição, é muito ativo no Senado, especialmente nos temas de educação. Também temos que conciliar os anseios dos planos com os dos governadores e no Senado há muitos ex-governadores. Ninguém aprova um documento com tanta complexidade em um prazo curto”, avalia Gastão.

AGENCIA BRASIL

domingo, 19 de junho de 2011

PINDORETAMA EM BREVE TERÁ SUA NOVA DELEGACIA INALGURADA.

Delegacia de Policia Civil será inaugurada em breve no município de PINDORETAMA, que contará com um complexo de segurança publica como jamais foi visto no município. As obras estão em fase de conclusão e será inaugurada em breve.
o projeto é uma parceria do governo do estado e da prefeitura de PINDORETAMA administração um novo tempo prefeita REGINA ALBINO.


sábado, 18 de junho de 2011

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE PINDORETAMA PROMOVE E REALIZA 2º JUNHO CULTURAL

Começou nessa sexta 17 de junho em PINDORETAMA, o 2º junho cultural evento onde se apresentam alunos das escolas públicas e talentos em geral do município.

A abertura do evento contou com apresentação da orquestra de sopro de PINDORETAMA que tem a frente o maestro Arlei França e posteriormente a abertura oficial foi feita pela prefeita municipal Sra. REGINA ALBINO que falou sobre a importância do evento e agradeceu a todos que fazem parte da secretaria de educação, bem como agradeceu a sociedade em geral pela presença e pela participação. o povo de PINDORETAMA tem participado maciçamente de todos os eventos promovidos pela administração municipal de PINDORETAMA.

O evento é uma realização da secretaria de educação e cultura que tem a frente a secretaria CRISTINA REBOUÇAS que juntamente com sua equipe desde o ano de 2010 encarou mais esse desafio de fazer com que os jovens talentos venha a publico, se apresente e se revelem saiam do anonimato e isso é muito importante. A secretaria de educação dispensa comentários, pois desde que assumiu a secretaria de educação no inicio da administração um novo tempo, a Sra. TEREZA CRISTINA vem desenvolvendo um trabalho de forma a aumentar os índices da educação do município, bem como promover a cidadania com eventos como o junho cultural.




PREFEITA DE PINDORETAMA PAGA 13º SALÁRIO AOS FUNCIONÁRIOS.

A prefeitura municipal de PINDORETAMA administração um novo tempo que tem a frente a Sra. REGINA ALBINO prefeita municipal, já depositou a primeira parcela do 13º salário nas contas dos servidores públicos do nosso município.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

AÇÃO GLOBAL EM PINDORETAMA

Nesse sábado dia 18 de junho acontecerá no distrito da Caponguinha mais uma ação global desenvolvida no município de PINDORETAMA. O evento contará com vários serviços para as comunidades de toda aquela região.
ESSE EVENTO É MAIS UMA REALIZAÇÃO DO GOVERNO MUNICIPAL DE PINDORETAMA "UM NOVO TEMPO" PREFEITA REGINA ALBINO, SECRETÁRIOS MUNICIPAIS,PARCEIROS E POPULAÇÃO EM GERAL.

2º JUNHO CULTURAL EM PINDORETAMA


O D
epartamento de Cultura de Pindoretama,
Convida você a participar do segundo Junho Cultural, noCentro Cultural que acontecerá nos dias 18;19;24;25 e 26 de Junho, nos horários das 19:30 as 22:30. Na programação teremos:
Festival de quadrilha, escolha da rainha do milho, casamento matuto, talentos da terra, apresentações de teatro, dança e estréia do novo espetáculo: Bejart do grupo Moving, inspirado na obra Mauricio Bejart, contando ainda com todos os grupo locais de artes cênicas.

PROGRAMAÇÃO

SÁBADO – 18 / 06 / 2011


ABERTURA: 19 h 30 min.
Orquestra de sopro: Hino de Pindoretama / Hino Nacional
- Grupo de Dança do Município MOVING
Espetáculo: “BÉJART”
Direção e Adaptação de coreografia: Nando Mendes de Sousa
Coreografia Original: Maurício Béjart
Ensaiadores: Isabel Cristina / Aline Araújo / Rayane Farias
- Talentos da Terra – MÚSICA
Horário: 20 h 30 min.
- Festival de Quadrilha (duas por noite)
Horário: 21 h 30 min.

Ø DOMINGO – 19 / 06 / 2011
- Canta – vencedor talentos da terra
Horário: 19 h 30 min.
Grupo de Dança – HALLOWEN
Coreografia: Ismael Rocha / Gean Silva
- Grupo de Ballet Clássico – Colégio Nossa Senhora Aparecida
Coreografia: Fabiana Maria Pereira da Silva

- Escolha da Rainha do Milho – Arraial da Princesinha
Horário: 20 h 30 min.
- Festival de Quadrilha (duas por noite)
Horário: 21 h

Ø SEXTA-FEIRA – 24 / 06 / 2011

- Canta – 2º lugar talentos da terra
Horário: 19 h 30 min.
19 h 40 min. – canta pai e filhos

- Grupo de Dança de Rua JUMPERS – Francisca Holanda Costa
Direção e coreografia: Emanuel

- Casamento Matuto – Teatro Popular
Horário: 20 h
- Festival de Quadrilha (duas por noite)
Horário: 21 h

Ø SÁBADO – 25 / 06 / 2011
- Canta – 3º lugar talentos da terra
Horário: 19 h 30 min.
Grupo de Dança – FENIX
Coreografia: Aline Melo / Rayane Araújo

- As Dramistas
Horário: 20 h 30 min.

- Grupo de Teatro Encenas – CAJ
Espetáculo:
Direção:
Horário:

- Festival de Quadrilha (duas por noite)
Horário: 21 h

Ø DOMINGO – 26 / 06 / 2011
Horário: 19 h 30 min.
- Grupo de Dança do Município MOVING
Espetáculo: MO-VER-SE
Direção e coreografia: Nando Mendes de Sousa

- Grupo de Dança MENINOS E MENINAS DO CRAS
Espetáculo: Dança Popular - Primeiros Passos
Coreografia: Marcos Wellington
Horário: 20 h

- Grupo de Flautas – FREI TITO
Maestro: Renato
Horário: 20 h 30 min.

- Grupo de Dança THE CRAZY
Espetáculo: tributo a Lady Gaga
Ensaiadoror: Alisson
Horário: 21 h

- ENCERRAMENTO

Premiações: troféus e certificados


Dance – LUIZ CARLOS

Coordenação: Nando Mendes de Sousa & Sila Rocha
Idealização: Departamento de Cultura.
Realização: Secretaria de Educação Cultura e Desporto.
Apoio: Governo Municipal de Pindoretama – CE

quarta-feira, 15 de junho de 2011

PREFEITURA DE PINDORETAMA HOMOLOGA FASE DE LICITAÇÃO DAS 06 PRAÇAS DOS DISTRITOS E LOCALIDADES DO MUNICIPIO.

COMO FOI NOTICIADO NO ÚLTIMO DIA 19 DE MAIO DE 2011 A SEGUINTE MATERIA EXCLUSIVA NESSE BLOG.
"A prefeitura de PINDORETAMA somente essa semana, abriu licitação para construção de obras de grande relevância para a nossa população, como para a construção de uma CRECHE PROINFÂNCIA FNDE. Outras obras grande abrangência são a construção de 06(seis) praças nas seguintes localidades: MINHOCAS, FORQUILHA, CAPONGUINHA, ARAÚJO, JOÃO MOREIRA E CONJUNTO HABITACIONAL. E que sem duvidas serão todas essas obras de grande importância para o aprendizado de nossas crianças e o desenvolvimento dos jovens na prática de esportes e de um ambiente mais saudável o que torna uma qualidade de vida melhor a todos os habitantes das localidades contempladas."

A PREFEITURA TORNA PUBLICO QUE O PROCESSO DE LICITAÇÃO JÁ FOI CONCLUINDO COMO ESTÁ DISPOSTO NO DIÁRIO OFICIAL DOS MUNICÍPIOS DOMCE DO DIA 09 DE JUNHO DE 2011.
"ESTADO DO CEARÁ ­ PREFEITURA MUNICIPAL DE PINDORETAMA
AVISO DE HOMOLOGAÇÃO E ADJUDICAÇÃO ­ TOMADA DE PREÇOS N° 004/2011/SEINFRA; A Comissão Permanente de Licitação torna
público que o Secretário de Infraestrutura, Homologou e Adjudicou a
leis, o adotaram como meio oficial de publicidade de seus atos administrativos, e Licitação na Modalidade de TOMADA DE PREÇOS N° 004/2011/SEINFRA
teve a empresa: LEST ENGENHARIA LTDA ­ ME: como vencedora do
Lote 01: ­ 01 (uma) Praça no Distrito de Minhocas no valor de R$ 109.058,16 (cento e nove mil cinqüenta e oito normas internas, não publicando qualquer ato de promoção pessoal ou política.
Do Lote 02 ­ 01 (uma) Praça no Distrito de Forquilha no valor de R$ 77.919,30 (setenta e sete mil novecentos e dezenove reais e trinta centavos).
Do Lote 03 ­ 01 (uma) Praça no Distrito de Caponguinha no valor de R$ 49.543,73 (quarenta e nove mil quinhentos e quarenta e três reais e setenta e três centavos).
Do Lote 04 ­ 01 (uma) Praça no Distrito de Araújo no valor de R$ 78.924,06 (setenta e oito mil novecentos e vinte e quatro reais e seis centavos).
Do Lote 05 ­ 01 (uma) Praça no Sítio João Moreira no valor de R$ 171.566,46 (cento e setenta e um mil quinhentos e sessenta e seis reais e quarenta e seis centavos).
Do Lote 06 ­ 01 (uma) Praça no Conjunto Habitacional no valor de R$ 117.141,95 (cento e dezessete mil cento e quarenta e um reais e noventa e cinco centavos). Importando o valor total desta licitação em R$ 604.153,66 (seiscentos e quatro mil cento e cinqüenta e três reais e sessenta e seis centavos).
É A PREFEITURA TRABALHANDO PELO LAZER DE NOSSO POVO.

EM BREVE TERÁ MUITO MAIS NOTICIAS DE INTERESSE DE NOSSO POVO, COMO CALÇAMENTO, MUITOS MUITOS CALÇAMENTOS E PARA URBANIZAR NOSSAS RUAS NOS VÁRIOS DISTRITOS, É BOM ENFATIZAR QUE ESSES CALÇAMENTO SAO ESTRATÉGICOS, POIS LIGAM A MAIOR AVENIDA DO MUNICÍPIO(VALE ALBINO) A VÁRIOS PONTOS DA ESTRADA DO COQUEIRO DO LAGAMAR, E LIGAM ESSA GRANDE AVENIDA À ESTRADA DA VAZANTE AO COQUEIRO. ENTÃO VAI TER PAVIMENTAÇÃO CONCLUÍDA EM BREVE PARA QUASE 50% DA POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO DE PINDORETAMA. TAMBÉM É MUITAS COISAS SIGNIFICATIVAS NA ÁREA DE SAÚDE INCLUSIVE COM APROVAÇÃO DE LEIS.

PARABÉNS PREFEITA REGINA ALBINO POR TANTAS OBRAS DE IMPACTO NA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DE NOSSO POVO DE PINDORETAMA.

sábado, 11 de junho de 2011

Seduc realiza chamada pública para produtores da agricultura familiar

A partir de agora, as escolas públicas estaduais localizadas em Fortaleza vão adquirir leite, peixe e hortifruti para a merenda dos alunos. A Secretaria da Educação(Seduc) realizou nos dias 7 e 8 últimos a chamada pública coletiva para compra dos produtos, oriundos da agricultura familiar.


Conforme Evilauba Gonçalves, a iniciativa atende ao estabelecido em lei federal cuja determinação é de que 30% do valor destinado à alimentação escolar nas escolas públicas do país, devem ser investidos na compra direta de produtos da agricultura familiar. A ideia é incentivar o desenvolvimento econômico local. O projeto será implantado em todas as escolas da rede estadual.

A escola que deixou de participar poderá entrar em contato com a equipe do Programa Estadual de Alimentação.

FONTE-SEDUC

A PREFEITA MUNICIPAL DE PINDORETAMA EM REUNIÃO COM SECRETÁRIOS DE GOVERNO DO ESTADO SOBRE ABATEDOURO PUBLICO DO MUNICIPIO.

A prefeita de PINDORETAMA SRa. REGINA VASCONCELOS ALBINO e a SRa. RENATA MARTINS chefe de gabinete da prefeitura municipal de PINDORETAMA, tem reunião agendada dia 14 de junho com secretario de GOVERNO DO ESTADO para tratar do abatedouro público municipal. Nós como cidadãos pindoretamenses, só temos que torcer para que mais uma vez a prefeita consiga mais essa obra de fundamental importância para o nosso município, é bom lembrar que a prefeita REGINA ALBINO sempre que busca algo junto ao governo estadual e federal consegue, a prova são as expressivas obras que tem em todos os distritos, localidades e na sede do município de PINDORETAMA. É a prefeita em busca de resolver os problemas do nosso município. PINDORETAMA UM NOVO TEMPO.


quinta-feira, 9 de junho de 2011

APLAP-SOLICITA CASAS DIGITAIS E ARCA DA ALIANÇA À SDA-CE PARA BENEFICIAR FAMILIARES DE AGRICULTORES FAMILIARES EM PINDORETAMA

A APLAP- ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES DE LEITE A AGROPECUARISTAS DE PINDORETAMA, enviou ofício à coordenadora das casas digitais da SDA-CE, oficio solicitando 01(uma) casa digital e uma arca das letras para o município de PINDORETAMA. O projeto é inovador e visa levar a inclusão digital aos distritos e localidades distantes da sede dos municípios, a arca das letras, são bibliotecas também a ser implatadas em localidades distantes e será uma parceria formada pela, APLAP E PREFEITURA MUNICIPAL DE PINDORETAMA, onde todas as partes entrarão com contrapartida para a viabilização dos projetos.

AGRICULTORES DE PINDORETAMA RECEBERÃO TITULARIDADE DA TERRA

PINDORETAMA será agraciada com o projeto de titularidade da terra. Esse é um projeto do MDA e tem como objetivo dar a titularidade da terra a agricultores familiares que tem apenas a posse da propriedade. A prefeitura em breve será convidada a assinar convênio no Ministério do Desenvolvimento Agrário. A noticia foi dada hoje pessoalmente por um funcionário do ministério em uma breve reunião com a secretário de agricultura RENATA MARTINS, a coordenadora da agricultura familiar do município CARMEM DO VALE E representantes da APLAP todos presentes em evento conjunto da DAS, MDA em Fortaleza.

Essa é uma reivindicação que há tempos está sendo feita pela prefeitura municipal na atual gestão e pela APLAP-ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORESD E LEITE A AGROPECUARISTAS DE PINDORETAMA.

INSTITUIÇÕES DE PINDORETAMA PARTICIPAM DO PDRSS EM FORTALEZA

Hoje e amanhã acontece no CEU-CENTRO ESPERITUAL UIRAPURU, o seminário de construção do PDRSS PLANO DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL E SOLIDÁRIO 2012 – 2015 para o estado do ceará. O PLANO está sendo elaborado desde 2009 e conta com a participação maciça da sociedade civil, ali representada por entidades de classe e pelo poder publico.

No evento esteve presente na abertura diversas autoridades municipais, estaduais e federais que tem parcerias entre os diversos órgão das administrações onde procuram de forma coesa e abrangente levar as políticas publicas do MDA os agricultores familiares de forma a melhorar sua vida e de seus familiares.

CARMEM DO VALE E RENATA MARTINS SECRETARIA DE AGRICULTURA DE PINDORETAMA

O município de Pindoretama esteve representado, a Sra. RENATA MARTINS secretaria de agricultura e meio ambiente, a Sra. CARMEM DO VALE coordenadora da agricultura familiar no município de PINDORETAMA e coordenadora do território do litoral Leste, além de representante da diretoria da APALP-ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES DE LEITE E AGROPECUARISTAS DE PINDORETAMA que fazem parte do comitê temático da comercialização do território do Litoral Leste do Ceará.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

ALUNOSD E PINDORETAMA VISITAM MUSEUS EM FORTALEZA

AMANHÃ TEREMOS A COBERTURA COMPLETA DA VISITA DE ALUNOS DA ESCOLA REGINA VASCONCELOS ALBINO DE PINDORETAMA NO MUSEU DE CEARÁ, CATEDRAL METROPOLITANA DE FORTALEZA, MERCADO CENTRAL E CENTRO DRAGÃO DO MAR DE ARTE E CULTURA.

VALE APENA CONFERIR.

PINDORETAMA-APLAP REALIZA PRIMEIRA ENTREGA DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR NO AQUIRAZ

Foi finalizada hoje a primeira entrega de gêneros alimentícios da AGRICULTURA FAMILIAR realizada pela APLAP-ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES DE LEITE E AGROPECUARISTAS DE PINDORETAMA no município de Aquiraz na Região metropolitana de Fortaleza.

Nessa entrega semanal que foi a primeira do ano, foram entregues nas 54 escolas da rede publica municipal dentre os produtos fornecidos pela APLAP(BATATA-DOCE, CHEIRO VERDE, GOIABA, MACACHEIRA E RAPADURA) mais de 3,5 toneladas que contou coma a participação dos associados que fornecem para esse município. “ O PNAE é um grande sucesso, nosso agricultores estão motivados, pois viram que em 2010 venderam seus produtos e receberam seu dinheiro dentro do prazo, então para nós aqui de Pindoretama, é um grande prazer poder participar e contribuir de forma efetiva para que esse projeto chegue em outro municípios e levar nossos produtos para alimentação escolar de outras localidades além das nossas. E que com certeza, as crianças de lá(AQUIRAZ) terão a seu dispor produtos de primeiríssima qualidade que são colhidos direto das nossas lavouras e seguem imediatamente para as escolas dos vários municípios atendidos por nossas instituição.” Frisou o presidente da APLAP DALMO INÁCIO.

sábado, 4 de junho de 2011

Cresce 899% o trabalho infantil doméstico

Para especialistas, a situação configura a falta de prioridade do poder público em garantir os direitos das crianças

Em dez anos, o número de crianças e adolescentes, de dez a 14 anos, responsáveis pelos domicílios particulares em Fortaleza, subiu 899%. É o que o que foi identificado nos dados do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para se ter uma ideia, no ano 2000, a Capital tinha 163 pessoas nessa condição. Hoje, esse número subiu para 1.628.

DIÁRIO DO NORDESTE

MEC distribui livros com erros

Material apresenta cálculos errados e frases incompletas; 37 mil escolas receberam a coleção didática

O Ministério da Educação gastou R$ 13 milhões para distribuir material didático com erros de matemática a 37 mil escolas de educação no campo no ano passado.


DIÁRIO DO NORDESTE

Ceará amplia acesso à água

Censo do IBGE referente ao ano de 2010 aponta ranking dos Estados no saneamento básico e energia

O Ceará teve um dos maiores crescimentos de abastecimento de água por rede de distribuição, mas ainda está entre os dez do País cujos moradores precisam encontrar meios próprios para obter o recurso hídrico. É a velha lata d´água na cabeça. O Estado tinha somente 1% de suas residências ainda sem energia elétrica, mas em números absolutos era o sétimo do Brasil com domicílios sem esse bem básico.


DIÁRIO DO NORDESTE

Quase 10 mil crianças sem registro no Ceará

Segundo o Conselho Nacional de Justiça, a emissão do documento é gratuita e deve ser garantida pelo hospital

O direito de existir garantido, por lei, só é realmente efetivado se ao nascer a criança for registrada no cartório. Contudo, um ato que parece ser tão simples, em pleno século XXI, não é exercido por milhares de pais. Segundo do Censo Demográfico 2010, por município, divulgado, esta semana, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Ceará, 9.825, crianças ainda não possuem registro de nascimento.

Destas, 7.471 estão na faixa etária de zero a três anos, e 2.354, de quatro a dez anos de idade. No Brasil, segundo o IBGE, 168 mil 247 crianças também vivem nessa realidade.

Para o promotor da 1ª Promotoria Auxiliar da Infância e Juventude, José Evânio Guedes, apesar do dado parecer ser insignificante, se comparado ao número total de crianças de zero a dez anos no Ceará, que é de 1 milhão 506 mil e 42, a situação é alarmante em virtude da importância do registro de nascimento para a garantia dos direitos dessas crianças.

"Apesar das quase 10 mil crianças representarem menos de 1% do total existente no Ceará, esse dado é um absurdo, pois em pleno século XXI não deveria contar no senso nenhuma criança sem o direito de existir".

Ainda de acordo com ele, a falta de um registro de nascimento pode ser considerada pela justiça como abandono material, e os pais correm os risco de serem processados pelo Ministério Público Estadual, se for detectado a negligência. "Sem registro a criança não tem direito a estudar, ter atendimento médico, nem acesso ao lazer, ou seja, ela perde completamente o direito de existir", ressalta.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) recomenda que certidão de nascimento deve ser garantida por qualquer maternidade ou hospital, público ou privado, assim que a criança nasce. Além disso, segundo o promotor o Conselho Tutelar do Município tem o dever de orientar e fiscalizar toda a demanda de bebês que nascem para poder garantir o documento.

De acordo com Tati Andrade, assessora de programas do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), uma pesquisa realizada pelo órgão, detectou que uma das principais razões da ausência de certidões de registros civis é a falta de comprovação de paternidade. Segundo ela, a maioria das mães prefere não fazer o registro, porque não quer que conste, no documento do filho, a palavra "solteira".

Ainda de acordo com Tati, nesse casos a mãe deve registrar no cartório o nome do suposto pai e explicar para o tabelião a situação. Diante disso, o cartório encaminha o registro para o juiz que irá convocar o "pai" a fazer um exame de comprovação de paternidade.

Outro levantamento domiciliar, realizado pelo Unicef, em 2007, em todos os municípios do Ceará, detectou que a maioria das maternidades públicas não efetivava o registro de nascimento, porque não sabia como proceder. A partir daí, o Unicef implantou o manual :"10 Passos para o Registro Civil de Nascimento na Maternidade".

A publicação traz também recomendações, como a implantação de posto avançado na maternidade para facilitar o registro civil dos recém-nascidos, antes da alta hospitalar. "Se nós temos mais de 90% das crianças nascendo em maternidades, porque não fazer o registro?"

Dilma garante lançamento da segunda fase do Minha Casa, Minha Vida ainda este mês

A presidenta Dilma Rousseff informou hoje (3) que a segunda fase do Programa Minha Casa, Minha Vida será lançada no meio de junho. Segundo ela, o Minha Casa, Minha Vida 2 financiará a construção de 2 milhões de moradias em todo o país. A informação foi dada durante inauguração de uma plataforma da Petrobras, em Angra dos Reis, no litoral sul fluminense.

“Na metade deste mês, vamos lançar o Programa Minha Casa, Minha Vida 2, construindo mais 2 milhões de moradias para a população brasileira”, disse Dilma. O prazo para que a presidenta sancione a Medida Provisória 514, que promoveu alterações no Minha Casa, Minha Vida termina no dia 17 deste mês.

Durante seu discurso, Dilma também mencionou o lançamento, ontem (2), do Plano Brasil sem Miséria, que pretende retirar 16 milhões de brasileiros da situação de extrema pobreza. “O que esse programa quer é fazer com que o Brasil use toda sua riqueza, trazendo para a civilização, para uma vida melhor, mais 16 milhões de brasileiros. Com isso, todos nós ganhamos”, disse.

Segundo Dilma, seu governo não ficará esperando que os mais pobres procurem por ajuda. Ao contrário, irá até eles para oferecê-los direitos básicos. “Em vez do Estado ficar esperando de braço cruzado que o pobre ache uma porta de entrada e uma conversa com o Estado, nós é que vamos correr atrás do pobre, para que ele tenha seus direitos reconhecidos. O Brasil mudou e vai continuar mudando. Vamos continuar gerando muitos empregos e fazendo os programas que levaram esse país a um nível de desenvolvimento que é um exemplo para o mundo”, afirmou a presidenta.

De acordo com ela, o Brasil só teve o crescimento econômico dos últimos anos porque o governo Luiz Inácio Lula da Silva tirou 28 milhões de brasileiros da condição de “miséria” e transformou-os em cidadãos e consumidores.

AGENCIA BRASIL

quinta-feira, 2 de junho de 2011

AGRICULTORES FAMILIARES DE PINDORETAMA RECEBEM CERTIFICADO DO SENAR.

A APLAP ASSOCIÇAÕ DOS PRODUTORESD E LEITE E AGROPECUARISTAS DE PINDORETAMA, recebeu nessa quarta 01 de junho, os certificados dos cursos de melhoria da pastagem e arraçoamento do gado leiteiro e o curso de melhoria da qualidade do leite. Os cursos aconteceram em agosto de 2010, foi ministrado pelo Dr. Charles Macedo do SENAR.

Participaram desses dois cursos 70 agricultores e pecuaristas de Pindoretama, as instruções foram desenvolvidas em parceria com coordenadoria da agricultura familiar do município que tema frente a Sra. Carmem do Vale na Fazenda do Dr. Elson. “Foi de grande aproveitamento esses cursos, para um melhor aproveitamento dos recursos que temos nas propriedades, melhoria do leite e principalmente melhoria do rebanho leiteiro do município”. Ressaltou o presidente da APLAP Sr. Dalmo Inácio.

PINDORETAMA-LICITAÇÃO DE AUTOMÓVEL PARA SECRETARIA DE SAÚDE

Amanhã 03 de junho acontecerá a licitação na modalidade pregão presencial para aquisição de mais um veículo para a Secretaria de Saúde de Pindoretama. É a administração trabalhando para melhorar a vida de nosso povo.

Curso forma especialistas em gestão do trabalho e da educação para o SUS

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (UECE) e a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), inicia nesta sexta-feira (3), mais uma etapa da qualificação da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). Com aula inaugural às 14 horas, no Auditório Paulo Petrola, na Reitoria da UECE (Av. Paranjana, 1700, Campus do Itaperi), tem início o Curso de Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde.

O curso vai formar 30 especialistas. São trabalhadores da Sesa e das secretarias municipais de saúde que desenvolvem atividades na área de gestão do trabalho e da educação na saúde dos municípios com adesão ao Programa de Qualificação e Estruturação da Gestão do Trabalho e Educação no SUS – ProgeSUS. Há, também, participantes das mesas de negociação do SUS do município de Fortaleza e da mesa estadual e, ainda, conselheiros estaduais e municipais de saúde. O curso tem carga horária de 400 horas/aula e será concluído em janeiro de 2012.

Lançado em 2006, pelo Ministério da Saúde, em parceria com o conselhos nacionais de secretários estaduais e municipais de Saúde (Conass e Conasems), o ProgeSUS busca modernizar as estruturas de gestão do trabalho e da educação no Sistema Único de Saúde. Através de colaboração técnica e financeira, o programa promove melhorias nos processos de trabalho dos setores de recursos humanos dos estados, Distrito Federal e municípios.

No Ceará, participam do ProgeSUS os municípios de Horizonte, Ibiapina, Guaiúba, Caririaçu, Cascavel, Cruz, Morada Nova, Aratuba, Crato, Carnaubal, Deputado Irapuan Pinheiro, Guaramiranga, Juazeiro do Norte, Senador Pompeu, Umirim, Tamboril, Pentecoste, Milhã, Bela Cruz, Ocara, Jaguaretama, Redenção, Aracoiaba, Barbalha, Capistrano, Cariús, Eusébio, Mauriti, Pindoretama, Mulungu, Fortaleza, Iguatu, Caucaia, Crateús, Maranguape e Quixeramobim.

DIÁRIO DO NORDESTE

PINDORETAMA-ASSOCIAÇÃO DE AGRICULTORES RECEBE QUITES DE MELHORAMENTO DO LEITE

O Dr. Amorim, coordenador dos projetos de leite da S.D.A. do Estado do Ceará, esteve reunido hoje em Pindoretama com o presidente da APLAP-ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES DE LEITE E AGROPECUARISTAS DE PINDORETAMA, instituição responsável pela distribuição da merenda escolar da agricultura familiar de 03 municípios da Região Metropolitana de Fortaleza. O Dr. Amorim veio entregar pessoalmente o certificado do tanque de resfriamento da APLAP e veio verificar de perto as ações adotados para o começo das atividades dos pecuaristas do município no que diz respeito a operacionalização do leite no tanque. Sexta Feira, 03 de junho, a SDA fará a entrega dos quites de verificação da qualidade do leite.

“estamos bastante satisfeitos com o apoio do governo estadual através da S.D.A. nunca se viu anteriormente tanto apoio aos projetos agrícolas. Estamos sempre reunidos com os coordenadores e com o próprio secretario da S.D. A e vemos que agora realmente os projetos alem de saírem do papel terá também acompanhamento o que é de fundamental importância para o sucesso do empreendimento”. Resaltou o Sr. Dalmo Inácio presidente da APLAP.

professor 36% não têm nível superior

Os dados da última Sinopse do Professor, com base no Censo Escolar 2009, apontam que dos 87.067 docentes da Educação Básica no Ceará, 31.378 não cursaram o Ensino Superior, ou seja, 36%. Neste total estão incluídos aqueles que fizeram somente o Ensino Médio ou o antigo normal/magistério e também os que só possuem o Ensino Fundamental.

Com esses dados, o Ceará aparece com o segundo menor percentual do Nordeste. Entre as regiões do País, os números são díspares: Enquanto no Centro-Oeste 79,6% dos integrantes do magistério possuem nível superior, no Nordeste o índice não chega nem a metade desse percentual.

Para alguns especialistas, esses números comprometem a educação ofertada no Estado. Para se ter uma ideia da situação, pelo menos no que tange a educação de crianças de zero até seis anos, a integrante do Fórum da Educação Infantil do Ceará, Maria de Jesus Ribeiro, aponta que o quadro se agrava no interior do Ceará.

"Em Fortaleza temos o problema da falta de professores. Já no interior do Estado, o gargalo é a falta de formação, pois ainda acredita-se que para criança pequena qualquer educação serve", informou.

Proinfantil

Segundo Maria de Jesus, para melhorar a capacitação dos professores, existe o Proinfantil, que é um curso em nível médio, à distância, na modalidade normal, destinado aos professores da educação infantil em exercício nas creches. Diz que as turmas no Ceará podem ir para o seu quarto grupo.

"Esse curso só existe porque ainda acontecem contratações de pessoas, sem a escolaridade exigida pelo MEC, para lecionar nas creches. O que não era mais para acontecer, se levarmos em conta uma das metas do Plano Nacional de Educação, que não foi atingida pelo nosso Estado, que proíbe a contratação de pessoas não capacitadas", explica.

A falta de recursos financeiros dos próprios professores é um obstáculo para a formação deles, mesmo em cursos gratuitos, pois há custos de transporte, alimentação e materiais.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) estabelece que a formação para atuar na Educação Básica deve ser feita em cursos de licenciatura. Para a primeira fase do Ensino Fundamental e para a Educação Infantil é admitida, mas não recomendada, a formação de Ensino Médio Normal.

CAPACITAÇÃO
70% dos educadores com especialização

A Secretaria da Educação (Seduc) aponta que atualmente, a rede estadual tem 16 mil professores efetivos com nível superior, em sala de aula nas escolas estaduais. Desse total, 70% já possuem uma especialização.

Além disso, acrescenta que a formação de professores da rede hoje, está focada nos processos de aprendizagem que visam aumentar o desempenho acadêmico dos alunos, dando ênfase aos mecanismos que promovem a melhora dos níveis de leitura e compreensão de textos, além do raciocínio lógico.

O coordenador de Aperfeiçoamento Pedagógico da Seduc, Rogers Mendes, explica que a estratégia adotada é a descentralização, em que cada Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) e a Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor) elabora seu projeto de formação dos professores lotados na regional.

"Apoiamos estes projetos de formação de duas formas: logística (recurso para contratação de serviços e consumo) e disponibilização de bolsas da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), para professores da regional atuarem como formadores de seus pares".

Apoio

O apoio logístico para 2011 está orçado em R$ 1,3 milhão. Já as bolsas da Funcap, estão previstas para este ano, 638. O investimento é de R$ 765 mil. A ideia é que a Coordenadoria de Aperfeiçoamento Pedagógico, faça o monitoramento e discuta com as equipes de formação das Credes e Sefor sobre as melhores estratégias de formação.

CEARÁ ENTRE OS 200 MELHORES TIMES DO MUNDO

No dia em que o Ceará Sporting Club comemora seus 97 anos, o torcedor alvinegro tem mais um motivo para bater no peito e se encher de orgulho: segundo o IFFHS (Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol – em inglês: International Federation of Football History & Statistics – IFFHS), o clube está na 194º posição do ranking dos melhores clubes de futebol do mundo!

Parabéns, Ceará Sporting Club!

Só para se ter uma ideia, o alvinegro está à frente de clubes tradicionais como o River Plate/Arg (213), Nurnberg/Ale (233), La Coruña/Esp (246), Flamengo/RJ (246), Boca Juniors (292).

Confira a lista completa, clicando aqui.

Parabéns a toda a torcida alvinegra pelos 97 anos de paixão!



DIÁRIO DO NORDESTE time de fora