segunda-feira, 31 de outubro de 2011
Segunda etapa da Campanha de Vacinação contra aftosa é lançada nesta terça-feira (1º)
Hospital Metropolitano: prorrogado prazo para apresentar estudo do regime PPP
A Secretaria da Saúde do Estado prorroga do dia 31 de outubro para o dia 14 de novembro deste ano o prazo de recebimento de manifestações de interesse para elaboração de estudos de viabilidade da adoção do regime de Parceria Público-Privada (PPP) pelo Hospital Regional Metropolitano do Ceará (HRM), que será construído pelo Governo do Estado no eixo do estádio Castelão, com previsão de ficar pronto para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. O Aviso e o Edital de Solicitação de Manifestação de Interesse foram publicados na edição do Diário Oficial do Estado desta terça-feira, 11 de outubro de 2011.
As propostas técnicas e de preço deverão ser entregues em envelopes diferentes e fechados no Protocolo da Secretaria da Saúde do Estado, na Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema, de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 17 horas. A proposta técnica deverá apresentar a experiência do proponente em atividades similares, descrição do enfoque, metodologia e plano de trabalho, equipe de trabalho, estimativa do insumo de pessoas e currículos dos profissionais que executarão o estudo. A Comissão Avaliadora abrirá somente o envelope da proposta de preços da proposta técnica vencedora. Os interessados serão responsáveis pelos custos decorrentes da preparação de seus estudos.
As propostas técnicas serão avaliadas pelos critérios de experiência específica da consultora, relevância das pesquisas ou avaliações realizadas, qualificação e competência da equipe chave e adequação da consultora à natureza dos serviços. Os estudos a serem apresentados incluem as diretrizes do projeto, diagnóstico e estudos de demanda, elementos de projetos de engenharia, estudo de viabilidade multidimensional, plano de comunicação, análise e avaliação institucional, modelagem operacional, modelagem financeira, modelagem jurídica e minuta de edital e contrato, critérios de desempenho e monitoramento, análise de riscos e Value for Money VfM).
O objetivo principal da PPP é maximizar o VfM, que é usado para avaliar se a prestação do serviço pelo setor privado resultará no máximo benefício para a coletividade, a um custo menor do que a prestação direta do serviço pelo Estado ou por métodos tradicionais de contratação.
O Governo do Estado tem diversificado as alternativas de gestão para rede de assistência à saúde, que está se expandindo em todo o Ceará. Os consórcios intermunicipais de saúde, constituídos em 21 microrregiões de saúde do Estado, são os responsáveis pela gestão das 22 policlínicas e 18 Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) que o Governo já começou a entregar em todo o Estado. O Hospital Regional do Cariri (HRC), primeiro hospital da rede estadual construído no interior, adota o modelo de Organização Social (OS), já experimentado e aprovado no Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara. A Parceria Público-Privada é mais uma alternativa que o Governo utiliza para garantir a ampliação da oferta de serviços para a melhoria do acesso da população à assistência à saúde.
fonte:31.10.2011 Assessoria de Imprensa da Sesa
quarta-feira, 26 de outubro de 2011
O CAMPEONATO NORTE/NORDESTE CAIXA DE ATLETISMO MIRINS DO MARANHÃO
segunda-feira, 24 de outubro de 2011
SP: estado aprova lei que determina compras da agricultura familiar
Está em vigor a Lei 14.591 que tem como objetivo fomentar a organização e a modernização da produção e melhorar o escoamento dos produtos da agricultura familiar no estado de São Paulo. Para isso, cria o Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social (PPAIS).
A lei determina que, para execução do PPAIS, os órgãos do estado deverão empregar, no mínimo, 30% dos recursos destinados à aquisição de alimentos para hospitais públicos, escolas públicas, presídios, instituições de amparo social e outras entidades, na compra direta da produção da agricultura familiar. Os detalhes de operacionalização serão definidos em 60 dias, com a regulamentação da lei Mas já está definido que a compra será feita mediante chamada pública, e a aquisição poderá ser feita até o valor de R$ 12 mil por ano, por agricultor.
"A atuação do Ministério do Desenvolvimento Agrário e do Governo Federal está voltada para a produção e também tem foco na geração de renda, na comercialização e em promover o fortalecimento dos empreendimentos da agricultura familiar. Por isso, todas as iniciativas que ampliem a compra da agricultura familiar são importantes, com elas estamos alavancando a capacidade de organização econômica dos agricultores", diz o secretário de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Laudemir Müller a respeito da lei estadual.
O PPAIS pretende estimular a produção da agricultura familiar, contribuindo para a prática de preços adequados e ampliação do mercado de consumo; além de favorecer a aquisição dos produtos da agricultura familiar nas compras realizadas pelos órgãos públicos estaduais. Será voltado para os agricultores que atendem aos requisitos da lei federal da Agricultura Familiar, a Lei 11.326, de julho de 2006. A condição de agricultor familiar será verificada pelas empresas de assistência técnica estadual Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (ITESP) ou pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI).
Em São Paulo, existem 151.015 estabelecimentos da agricultura familiar, o que corresponde a 66% dos estabelecimentos agropecuários do estado. Eles são responsáveis por 36% do pessoal ocupado no meio rural (328.177) e 16% do Valor Bruto da Produção Agropecuária estadual.
Lei da Alimentação Escolar
Precursora da lei que criou o PPAIS em SP, a Lei n° 11.947 de 2009 define que, no mínimo, 30% do valor do Fundo de Desenvolvimento da Educação (FNDE) destinado ao Programa Nacional de Alimentação Escolar deve ser utilizado na aquisição de alimentos produzidos pela agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações, priorizando os assentamentos da reforma agrária, as comunidades tradicionais e comunidades quilombolas.
Para quem produz, as duas leis abrem mercado onde a agricultura familiar pode atuar como fornecedora.
alimentação escolar mda(alimentacaoescolar@mda.gov.br)
NOTA DO BLOG: PARABÉNS AO ESTADO DE SÃO PAULO PELA INICIATIVA, ESPERAMOS QUE OS DEMAIS ESTADOS SIGAM ESSA LINHA POIS A AGRICULTURA FAMILIAR TEM UM POTENCIAL IMENSO EM NOSSO PAIS.
NÓS CEARENSES ESPERAMOS QUE O NOSSO GOVERNADOR QUE É SENSÍVEL AS CAUSAS SOCIAIS, DE EMPREGO E RENDA POSSA TAMBÉM ADOTAR UMA LEI COMO ESSA QUE EM MUITO AJUDARÁ O AGRICULTOR FAMILIAR DO ESTADO DO CEARÁ
domingo, 23 de outubro de 2011
Ipece lança estudo sobre determinantes espaciais da miséria e riqueza. PINDORETAMA É DESTAQUE
PINDORETAMA ADQUIRE CARRO PARA SECRETARIA DE SAÚDE
PREFEITURA DE PINDORETAMA VAI ADQUIRIR BICICLETAS PARA OS AGENTES DE SAÚDE DO MUNICÍPIO.
sexta-feira, 21 de outubro de 2011
Desempenho no Enem é premiado com CNH gratuita, em Pernambuco
Em Pernambuco, estudantes da rede pública estadual que tiverem as melhores notas no Enem poderão ser premiados com a primeira via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de graça. Um decreto do Governo do Estado determinou que os três primeiros colocados de cada escola terão acesso gratuito ao documento. Existem 727 escolas públicas no Estado, da quais 2.181 estudantes serão contemplados com o benefício.
José Filipe Santana, estudante do Ginásio Pernambucano, quer estar entre os melhores da rede pública. “Quando a gente recebe estímulo, se sente encorajado a fazer bem mais”, afirma.
No Detran, o diretor de operações, Celivaldo Lira, disse que os alunos selecionados pela Secretaria de Educação vão receber todo o treinamento teórico e prático. Eles não vão precisar pagar nada para retirar a carteira de motorista. “Hoje em dia a carteira de habilitação é pré-requisito para o mercado de trabalho, então a gente fica feliz por ser esse o critério utilizado para escolher os estudantes”, conta.
FONTE: G1
MEC quer 1 hora a mais de aula por dia no ciclo básico
Proposta deve ser encaminhada ao Congresso no prazo de 15 dias
O Ministério da Educação (MEC) vai solicitar no Congresso Nacional a alteração da Lei de Diretrizes e Bases para que a jornada escolar no ensino básico seja acrescida de uma hora ao dia. Se aprovada a determinação, o ano letivo passará a contar com 1.000 horas anuais, ao invés das 800 horas praticadas atualmente. Assim, os estudantes terão 5 horas de aula por dia - atualmente, são 4 horas.
As informações foram divulgadas pela secretária de Educação Básica, Maria do Pilar Lacerda. Segudno Pilar, a proposta é um contraponto à sugestão do próprio MEC de aumentar em 20 dias o ano letivo.
"O ministro (Fernando Haddad) havia me solicitado uma reunião com os representantes de diversos setores ligados à educação e houve um consenso de que seria mais efetivo aumentar a carga horária diária ao invés de ampliar os dias dentro da sala de aula", diz a Pilar. De acordo com a secretária, participaram da reunião, professores, membros de sindicatos, gestores, alunos e pesquisadores, além de dois parlamentares: o deputado Lelo Coimbra (PMDB-ES) e a deputada Fátima Bezerra (PT-RN).
A expectativa do MEC é que o documento com a proposta de ampliação da jornada escolar seja entregue à Câmara dos Deputados dentro de 15 dias. "Depois disso, teremos que esperar os ritos da Câmara e do Senado. Não acredito que isso seja aprovado neste ano", diz.
Histórico - Em setembro, o MEC apresentou pela primeira vez a proposta de ampliar de 200 para 220 o número de dias letivos. Haddad apontou um estudo coordenado pelo secretário executivo da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Ricardo Paes de Barros, que sugere que o aumento de dez dias no ano letivo pode elevar o nível de aprendizado em até 44% no período de um ano.
FONTE: EDITORA BRIL
quinta-feira, 20 de outubro de 2011
IMPORTANTISSIMO - Ipece lança estudo sobre determinantes espaciais da miséria e riqueza
Ipece lança estudo sobre determinantes espaciais da miséria e riqueza |
“As variações positivas na renda per capita, na infraestrutura domiciliar e no nível de empregos formais tendem a resultar em variações negativas na taxa de extrema pobreza, enquanto que variações positivas da taxa de analfabetismo e da taxa de dependência podem aumentar o contingente populacional de miseráveis dos municípios”. Esta é uma das conclusões do estudo inédito “Os Determinantes Espaciais da Extrema Pobreza no Estado do Ceará – 2010”, que compõem “Textos para Discussão” (nº97), que acaba de ser publicado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado. O trabalho analisa a distribuição da extrema pobreza no território cearense em nível municipal - tendo como base o censo do IBGE 2010 - e mostra que existem grandes disparidades municipais relacionadas à miséria. De acordo com o estudo, “há uma dependência espacial (geográfica) no tocante a proporção de pessoas pobres, ou seja, municípios com altas taxas de miséria tendem a ser cercados por outros municípios com altos valores desse índice, enquanto que municípios com maiores níveis de renda encontram-se circunvizinhos a outros municípios na mesma situação”. Os autores da pesquisa são Cleyber Nascimento de Medeiros e Valdemar Rodrigues de Pinho Neto.
Com relação aos agrupamentos de pobreza destacam-se quatro áreas principais: na região do Cariri, compreendida pelos municípios de Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Campos Sales e Potengi; na região Central do Estado, contendo os municípios de Boa Viagem, Canindé, Itatira, Madalena e Monsenhor Tabosa; na região do Sertão dos Inhamuns, composto pelas cidades de Ararendá, Ipueiras, Croatá e Poranga, e no litoral Oeste do Ceará (quarto grupo), formado pelos municípios de Acaraú, Amontada, Barroquinha, Chaval, Granja, Itapipoca, Martinópole, Morrinhos, Senador Sá e Uruoca. Segundo o diretor Geral do Ipece, professor Flávio Ataliba, o estudo é importante na medida em que ajuda a estabelecer as estratégias de ações do poder público, com o objetivo de romper os agrupamentos de miséria ainda presente no Estado e fortalecer aquelas regiões que apresentam padrões de renda mais, uma vez que municípios com elevados níveis de pobreza ou riqueza tendem a ter influência direta sobre seu vizinho. Nesse contexto, é importante frisar que o Governo do Estado vem desenvolvendo diversas ações com essa preocupação, como a construção de escolas profissionais no interior do Ceará, hospitais regionais e policlínicas, assim como os incentivos à interiorização da indústria para as localidades mais pobres. O estudo completo pode ser acessado no www.ipece.ce.gov.br
20.10.2011 FONTE: Assessoria de Imprensa do Ipece |
PREFEITURA DE PINDORETAMA TRABALHA NA MELHORIA DAS CONDIÇÕES DAS VIAS DA CIDADE

sábado, 15 de outubro de 2011
DIA DOS PROFESSORES EM PINDORETAMA
PINDORETAMA REALIZA LICITAÇÃO PARA TRANSPORTES PUBLICO
quarta-feira, 12 de outubro de 2011
COROAÇÃO DE NOSSA SENHORA APARECIDA EM PINDORETAMA


quarta-feira, 5 de outubro de 2011
CURSO DE ARTE TERAPIA PELA FACULDADES IEDUCARE EM PINDORETAMA.
CURSO: PEDAGOGIA EM ARTE TERAPIA
Instituição responsável:
FACULDADES IEDUCARE – Sobral\Ce.
Sueli Mesquita e Walkiria Kaminski
Consultores Associados – Fortaleza\Ce.
Conhecendo o Curso:
Arte Terapia
A Arte Terapia é um novo instrumental facilitador da resolução dos problemas humanos que, através do estimulo natural e agradável da expressão do si mesmo da Arte, usando diferentes materiais e processos, faz com que simples atos artísticos, por si só, se transformem numa atividade regeneradora que leva à cura interior, superação de conflitos e desenvolvimento harmônico de indivíduos e grupos.
Processo terapêutico em Arte
No processo terapêutico em Arte, o instrutor pode favorecer:
Ø A liberação de emoções;
Ø A descoberta e controle sadio de conflitos internos;
Ø A liberação de imagens perturbadoras de sofrimentos, traumas e sentimentos não ditos que jazem no inconsciente de indivíduos e grupos;
Ø Contato sadio e harmonioso com ansiedades, medos, pavores conteúdos reprimidos, medos e sombras da personalidade humana.
Ø Descoberta de múltiplas melhores saídas para as dificuldades do dia a dia;
Ø Processos mais suaves e agradáveis de individuação;
Ø Maior equilíbrio físico/ mental/ espiritual
A atenção e acompanhamento arte – terapêuticos podem ser oferecidos a indivíduos e grupos.
Materiais e instrumentos da usados como mediadores da comunicação em Arte Terapia:
ü Água;
ü Argila;
ü Areia;
ü O próprio corpo;
Musica: Canto; Cantos sagrados
Dança: Biomusica, Biodança, Danças circulares e Danças sagradas
Teatro
Literatura
Artes plásticas: Desenho, Pintura, Escultura e Artesanato
Linhas de ação da Arte terapia:
Interpretativa:
Nela o Arte Terapeuta é um profissional formado em Psicologia, Psicopedagogia ou Psiquiatria e interpreta o material produzido usando-o como parte do tratamento especifico a cada paciente.
Regenerativa:
Nela o Instrutor - Terapeuta, embora entenda os conteúdos da criação, não os interpreta.
Ele usa a arte por seu poder regenerativo e sua facilidade em liberar sofrimentos e conflitos e pode ser auxiliar aos profissionais da área da saúde mental, psicologica e psícopedagogica como auxiliar terapêutico ou ate mesmo co – terapeuta dos mesmos. Nesse caso o instrutor e Arte Terapia vai trabalhar com processos criativos e o produto desse processo de expressão,auxiliando o profissional da linha interpretativa a entender melhor as necessidades e caminhos de restauração psíquica de indivíduos e grupos.
A Arte Terapia pode ser aplicada nas áreas da:
Saúde:
Em Caps, Psfs, hospitais, e consultórios;
Educação:
Educação inclusiva, atendimento a alunos com transtorno de conduta, dificuldades de aprendizagem, educação especial,alunos vitimas de abusos e violências, causadores e vítimas de bulling,
alunos comTranstorno de déficit de Atenção e Hiperatividade.
Ação social:
Nos Cras, grupos de melhor idade, indivíduos e famílias em situação de rsico social e miserabilidade.
Empresas, Ongs e Instituições:
Para a diminuição do stress, o desenvolvimento do potencial pessoal e da criatividade.
Campos de atuação do instrutor em Arte Terapia:
Usando a Arte como veiculo de expressão e resolução de conflitos e forma de alivio ao sofrimentos humanos, um instrutor de Arte Terapia, agindo como mediador das linguagens comunicativas do si mesmo, sejam elas verbais não verbais, agindo como auxiliar terapêutico de psicólogos, psicopedagogos ou psiquiatras como fonte de informações e respaldo a tratamentos dessa natureza, pode atender necessidades de uma clientela tão diversa quanto:
1. Crianças, adolescentes, adultos e pessoas da terceira idade
2. Com dificuldade de desenvolver plenamente seus potenciais
3. e enfrentar os desafios naturais das próprias vidas.
4. Deficientes físicos, intelectuais e múltiplos;
5. Autistas, hiperativos, síndrome de Down, Psicóticos, e Esquizofrênicos;
6. Adolescentes e crianças em conflito com a lei;
7. Famílias e grupos em situações de conflito e risco sócio – afetivo;
8. Crianças e adolescentes vitimas de abusos físicos, psicológicos, sexuais e negligencia;
9. Indivíduos e grupos em condição de sofrimento afetivo relacional;
10. Crianças e adolescentes com transtornos de conduta,
11. Sofrimentos físicos, afetivos e mentais em indivíduos e grupos.
Alguns temas mais comuns tratados na Arte Terapia:
Auto - estima;
Amor incondicional;
Descoberta e reforço de bons valores;
Expressão dos sentimentos bloqueados;
Esquecimento e perdão;
Capacidade de entrega;
Afeto;
Ternura;
Agressividade;
Contatos e conflitos entre divino e profano;
Autocrítica;
Limites;
Sexualidade / sensualidade;
Quebra da armadura corporal;
Medo;
Produtividade;
Aprendizado intelectual;
Ideais de vida;
Criança interior;
Maldade x bondade;
Masculino x feminino;
Natureza instintiva;
Morte x imortalidade;
Intuição;
Sonhos;
Unidade do homem com a natureza;
Fusão x separação com a totalidade;
Superação de limites;
Descoberta de si mesmo;
Equilíbrio emocional;
Paz interior.
Modalidades tempo:
v Iniciação em Arte Terapia – 40 horas.
v Aperfeiçoamento em Arte Terapia – 120 horas.
v Avançado em Arte Terapia - 240 horas
v Profissionalizante em Arte Terapia – 360 horas.
v Especialização em Arte Terapia – 420 horas.