quinta-feira, 7 de junho de 2012

ÍNDIOS - JENIPAPOS-KANINDÉ LAGOA DA ENCANTADA




O projeto multiplicador de aprendizagem cultura indígena e afro-brasileiro orientado pelo historiador e professor Evaristo Neto(netinho) técnico da Secretaria de Educação do Município de Pindoretama Ceará estimulou as escolas da rede municipal em ações pedagógicas para que educadores, crianças, adolescentes e comunidade de  modo geral venham reconhecer, valorizar e preservar as culturas afro-brasileira e indígena.
O projeto possibilitou os educadores e educandos a conhecerem a comunidade indígena Jenipapos-Kaninde / Aquiraz-Ce. Onde vivenciaram algumas tradições como Toré(Dança), presente na comunidade indígena.
A Escola de Ensino Fundamental Regina Vasconcelos Albino visitou a comunidade e registrou a História, participando da trilha ecológica no morro do Urubú, banho da Lagoa da Encantada, visita a escola diferenciada, visita ao museu e as famílias Jenipapos-Kanindé.
As atividades propostas foram de grande importância para mostrar que a cultura é o maior patrimônio de um povo, pois ela influencia os modos de ser e de estar no mundo; de agir, sentir, e se relacionar com o natural e o social, onde cada um de nós devemos, independentemente da raça, etnia ou com de pele reconhecer e valorizar as identidades culturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário