domingo, 27 de setembro de 2009

CURSO DE APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS DE AVALIAÇÃO.

Foi destinado a gestores e professores das unidades escolares públicas da rede estadual com duração de 40 horas com os seguintes objetivos:
*Oferecer formação continuada, em serviços aos gestores e professores das redes publica estaduais de educação.
*Desenvolver competências e habilidades para a leitura de indicadores de avaliação sociais e educacionais em níveis estaduais e nacionais.
*Identificar diferentes possibilidades para se trabalhar com os resultados do processo avaliativo nas escolas.

A dinâmica de funcionamento do curso durou quatro semanas, dinamizados da seguinte forma:
1ª SEMANA: seção 01 Indicadores Sociais e Educacionais.
2ª SEMANA: seção 02 Avaliação Educacional
3ª SEMANA: seção 03 Sistema de Avaliação em larga escala do Estado.
4ª SEMANA: seção 04 Como trabalhar os resultados do sistema de avaliação em larga escala do Estado.
Através deste curso que me foi oportunizado tive a oportunidade de conhecer e discutir os temas indicados nas seções com muito intusiasmo, além da interação com outros colegas profissionais.
Ao longo do curso pude refletir um pouco mais sobre minha prática em sala de aula e reconstruir novas estratégias para otimizar o aproveitamento do meu trabalho e elevar o aprendizado dos meus alunos e assim contribuir para um indicador elevado do ensino-aprendizagem dos meus alunos.

É lamentável que o número de inscritos, poucos tenham participado, pois percebe-se no site do curso que a grande maioria dos cursistas inscritos do município de Pindoretama nunca acessaram o portal http://www.cursos.caedufjf.net/ . Dos inscritos do município(PINDORETAMA) apenas 25% participaram do curso.
A escola de Ensino Fundamental Regina Vasconcelos Albino teve sua participação com 100% dos inscritos.
Diante do exposto, podemos fazer alguns questionamentos:
Faltou recursos tecnológicos?
Motivação?
Autodisciplina?
Informação...?
É preocupante deixarmos uma oportunidade enriquecedora passar, pois sabemos que todos nós que fazemos a educação temos um objetivo primordial, a aprendizagem dos nossos alunos e com isso elevarmos resultados positivamente, já que estamos com IDEB baixo.

Professora Ana Paula

6 comentários:

  1. Cara Sra. Ana Paula e Rogério muito bacana o Blog de vocês, mostra cidadania e compromisso com o município de vocês. Parabéns.

    Ana Paula com relação ao seu comentário sobre a pequena participação dos cursistas no curso de Avaliação e indicadores educacionais é lamentável, visto que o governo estadual em parceria com a UFJF através do CAED o qual sou tutor vem oferencendo vários curso inclusive de pós-graduação e os professores precisam aproveitar estas oportunidades de capacitação para a contínua busca de melhorias para nossa educação. Um Abraço. Prof. Edson Martins.
    Aproveito a oportunidade para enviar um abraço a todos os alunos da turma de Psicopedagoia da FAK a qual estive com vocês no dia 3/10/2009.

    ResponderExcluir
  2. Ana Paula meus sinceros PARABÉNS a você e aos inscritos da escola de Ensino Fundamental Regina Vasconcelos Albino que teve sua participação com 100% dos inscritos.

    Continue assim denunciando e incentivando os professores a participar das capacitações.

    Atenciosamente, Prof. Edson Martins

    ResponderExcluir
  3. gostaria de saber se quem nao participou do curso de
    caed se tera uma nova opoortunidade, uma vez foi feita
    a inscriao e o diretor so comunicou do curso no dia 7
    de outubro?

    ResponderExcluir
  4. Amigos o blog de vocês e nosso também né?rsrsr é maravilhoso,pois,deixa o povo Pindoretamense informados dos acontecidos.Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  5. bom dia meus amigos, estou para contribuir com aqueles que tem a mente fraca e esquece rapido aqui estou para lembra-lo.

    ResponderExcluir
  6. IGOR MEU CAMARADA, CERTAMENTE QUEM TEM A MENTE FRACA É VOCÊ QUE ATÉ AGORA NÃO FEZ UM COMENTÁRIO QUE AGREGASSE VALOR NENHUM.

    ResponderExcluir