quinta-feira, 6 de agosto de 2009

CARGA TRIBUTÁRIA ALTA, NINGUEM MERECE.

Mais uma do Lula, que acho não ter o que comentar, defendeu a carga tributária, associando o elevado percentual do tributo nacional a necessidade de adoção de políticas publicas.
A carga tributária brasileira - cerca de 36% do PIB (produto interno bruto=soma das riquezas do país). Segundo Lula, somente os países com alta carga tributária conseguem desenvolver políticas públicas.
Segundo Lula, um país que tem uma carga tributária de 10%, não pode fazer política social porque o Estado não existe – o que se observa é que Países como estados Unidos, Japão e Alemanha que respectivamente são as três maiores potências econômicas do mundo tem taxa de juros menores que as do Brasil.
O que os gestores têm que entender é que políticas públicas eficaz é transformar os tributas recolhidos em serviços de qualidade para a população, o que não ocorre no Brasil, que arrecada muito e o governo não consegue transformar esses recursos em serviços de qualidade. A máquina pública tem que ser enxuta. Os governantes tem que buscar uma qualificação melhor na sua gestão.
Temos que entender que políticas publicas é investir bem em educação, saúde, segurança, previdência que nada mais são do que políticas sociais.
Então o problema não é o montante que se arrecada, o problema está em gastar mal e ter uma máquina pública encharcada de muitos cargos e uma burocracia que absorve parte dos recursos.
Outro grande erro do governo é em tempos de crise como estamos passando defender impostos tão altos. Sabemos que esse é um grande entrave para o País crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário