sábado, 18 de julho de 2009

HABITAÇÃO: NECESSIDADE URGENTE

Os municípios cearenses com até 50 mil habitantes vão ser contemplados com mais de 5000 casas a mais do programa minha casa minha vida até 2010. Dependendo das condições dos terrenos que as prefeituras vão disponibilizar esse número pode ser até amior. As inscrissões começam na primeira dezena de agosto, se as incrissões forem realizadas e houver uma procura maior, os municípios podem receber um número maior de casas. Cada município vai ficar responsavel pelo cadastro. Essas casas são para famílias que ganham até tres salários mínimos. Para tal os municípios teram que disponibilizar terrenos em áreas urbanas dotados de toda infra estrutura. No estado do Ceará, serão construídas mais de 56.000 casas no Programa Minha Casa. Nas cidades com população entre 20 mil e 30 mil habitantes receberão mais casas. Atualmente o déficit habitacional do Estado é de mais trezentos e cinquenta mil unidades habitacionais.

Quanto aos município menores, não foi feito nenhuma mensão e certamente há déficite, pois aqui mesmo em nosso municipio(PINDORETAMA) a poucos metros da praça da matriz pode ser encontradas comunidades morando em casas TAIPA e isso sem falar nos distritos onde a situação é bem mais grave.
Ano passado na campanha para prefeito e veriadores, tive a oportunidade de conhecer todas as localidades de nosso municipio e posso assegurar que a situação chega a ser de total abandono no que diz respeito a moradia. Certamente a prefeitura através da secretaria responsavel tem catalogado as moradias que precisam ser urgentimente feitas quanto mais depois de um inverno rigoroso como o que tivemos esse ano. Vamos ficar no aguardo das ações e torcemos que elas sejam postas em prática e para todos que precisam.
O que é difícil de entender, é como um município pequeno em extenção territorial atravessas tandas dificuldades como essas. Há organizações sindicais trabalhando para melhorar as condições de vida da população. Ao que sei já há várias ações definidas a serem postas em prática no segundo semestre, o apelo, a participção popular e a aceitação está sendo grande desde que instituições como o SINTRAF chegou em PINDORETAMA. Aguarda-se uma participação mais efetiva do poder executivo municipal no sentido de somar esforços com um objetivo em comum: a melhoria das condições de vida da nossa população de PINDORETAMA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário