sexta-feira, 24 de junho de 2011

ONU fará inspeção em prisões de todo o país para avaliar denúncias de tortura

Presídios de todo o país serão avaliados por inspetores da Organização das Nações Unidas (ONU) que avaliarão sérias denúncias sobre o uso da tortura nas unidades prisionais. Segundo informações publicadas hoje (24) no Estado de S. Paulo, a missão recebeu evidências de ONGs e especialistas apontando para violações aos direitos humanos em centros de detenção provisória, prisões e nas unidades que cuidam de jovens infratores em vários Estados.

Os locais de visita estão sendo mantidas em sigilo para que o grupo de inspetores faça visitas de surpresa aos locais considerados críticos, impedindo que as autoridades “preparem” as prisões e “limpem” eventuais problemas.

Para poder surpreender as autoridades, a viagem que ocorrerá no início do segundo semestre tem sua agenda guardada a sete chaves. A ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário, só foi informada de que a missão ocorrerá e será liderada pelo Subcomitê de Prevenção da Tortura da ONU. Mas não recebeu nem a lista das cidades que serão inspecionadas nem quais instituições serão visitadas.

*Com informações Estado de S. Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário