sábado, 6 de agosto de 2011

Primeira Usina de Energia Solar é inaugurada no Ceará



A primeira Usina de Energia Solar da América Latina comercial entrou em operação nesta quinta-feira (4). Localizada no município de Tauá, no Sertão dos Inhamuns, a MPX Tauá começou a operar com capacidade inicial de 1 MW, o suficiente para suprir de energia 1,5 mil famílias. O governador em exercício, Domingos Filho, que prestigiou a inauguração do empreendimento, lembrou que o Ceará dá mais um passo com o objetivo de alcançar o desenvolvimento sustentável. “O mesmo feito aconteceu quando foi implantado o primeiro parque de Energia Eólica no Ceará, isso demonstra que estamos antevendo o futuro promissor do nosso Estado. A data de hoje também não seria possível sem o trabalho do Grupo EBX que em parceria com a Prefeitura e com a visão empreendedora Governador Cid Gomes”, ressaltou Domingos Filho.

Na ocasião, o Governador em exercício lembrou que como forma de incentivo para que indústrias desse tipo se instalem no Ceará, o Estado criou o Fundo de Incentivo à Energia Solar (Fies) e que teve no Grupo EBX seu primeiro parceiro. Através do Fies, o Governo do Estado abriu um crédito orçamentário para comprar energia solar destinada aos órgãos e entidades da administração pública. “O Ceará mais uma vez partiu na frente no País quando se fala em energia alternativa e o Fies, que já está em fase de processamento, é um grande incentivador para que esse tipo de empreendimento se consolide”, destacou Domingos.

Só nesse primeiro momento a empresa recebeu investimentos de cerca de R$10 milhões. O mesmo montante será investido para que a Usina passe operar com capacidade de 2 MW. A planta solar de Tauá já possui autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e licença da Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace) para expandir sua capacidade até
5 MW. O anúncio da expansão para 2 MW foi feito pelo Presidente da MPX, Eduardo Karrer, durante o evento. “Podemos dizer que hoje não só inauguramos a primeira Usina de Energia Solar, como iniciamos a sua primeira expansão”, comemorou o Presidente. Eduardo também agradeceu o apoio dos Governos Municipal e Estadual na implantação do Parque Solar. “As coisas não acontecem por acaso. Não escolhemos Tauá só pela condições naturais, mas também pelas iniciativas pioneiras que encontramos nesse Estado”, destacou.

A MPX Tauá ocupa uma área de 12 mil metros quadrados e conta com 4.680 painéis fotovoltaicos, que absorvem a luz do sol para transformação em energia elétrica. O projeto concebido pela MPX para a usina solar chega a 50 MW. Quando essa potência for atingida, 234 mil painéis serão necessários.

A Usina também firmou parceria com a Universidade Estadual do Ceará (Uece) para o monitoramento e análise dos dados obtidos na operação, o que orientará a expansão do empreendimento. Dados emitidos pela estação meteorológica da usina serão transferidos, em tempo real, para os computadores da Universidade. Com essas atividades, estudantes da Uece serão capacitados na área de energia solar. “A energias alternativas serão muito importantes para o desenvolvimento sustentável do nosso País”, finalizou o Presidente, Eduardo Karrer.

Participaram da solenidade o secretário-chefe da Casa Civil, Arialdo Pinho; secretário da Infraestrutura, Adail Fontenele; os senadores Eunício Oliveira e Inácio Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Roberto Cláudio; deputados estaduais e federais. Além de prefeitos e autoridades da Região.


Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário