Na busca pela qualidade da malha viária cearense o Departamento Estadual de Rodovia (DER) está investindo em tecnologias pioneiras no Estado. Para isso, está utilizando equipamentos que avaliam profundamente a qualidade do pavimento, desde sua composição até o seu grau de conforto para os usuários.
Exemplo disso é a máquina que mede a temperatura de pista de forma a avaliar a superfície do pavimento sem precisar retirar amostras do asfalto. A outra é o uso de equipamento a laser para medir o grau de rugosidade do asfalto de forma a corrigi-lo e proporcionar a condução do veículo mais confortável. Ambas tecnologias já são aprovadas mundialmente.
A rodovia CE-060 no trecho entre Fortaleza e Juazeiro do Norte é a primeira beneficiada pelos serviços da máquina Medidora de Reflectométrica de Pavimento (FWD) que analisa o pavimento a partir da sua base sem a necessidade de quebrar o asfalto para a retirada de amostras.
O FWD, da sigla em inglês Falling Weight Deflectometer, mede a temperatura da pista e, a partir dessa análise, avalia sua estrutura da base até a superfície identificando problemas estruturais da pavimentação. Esse método economiza tempo na avaliação do material, proporcionando uma implementação mais rápida e precisa do asfalto, aumentando sua vida útil.
A outra é o uso de equipamento a laser Perfilômetro que serve para medir o grau de rugosidade do asfalto de forma a corrigi-lo e proporcionar a condução do veículo mais confortável.
O Perfilômetro, analisa as irregularidades do pavimento utilizando o raio laser. O aparelho fica acoplado à traseira de um veículo, emitindo um raio laser que analisa o grau de rugosidade do pavimento de forma a detectar imperfeições e o nível de trepidação provocado pelo pavimento.
Cerca de 2.500 km de rodovias estaduais já passaram pela análise do equipamento.
FONTE: CEARÁ AGORA
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