quinta-feira, 16 de julho de 2009

PINDORECANA 2009

Pindorecana 2009, o evento que já virou tradição, chegou a sua 4ª edição e tinha tudo para ser o maior evento do gênero que já ocorreu no município, entretanto não foi o que aconteceu.
Há dois fatos que merecem destaques:
o primeiro foi a organização estrutural da festa que incontestavelmente estava muito boa principalmente pelos estandes da secretaria d e educação que sem dúvidas era onde estava e passavam o maior numero de pessoas adultas e crianças, que lá podiam matar suas curiosidade literárias e culturais, pois além da parte didática que as editoras trouxeram, também havia um memorial com fotos antigas das principais famílias e personalidades de Pindoretama. No momento foi até sugerido a coordenadora do PAIC no município uma freqüência maior de eventos voltados para a educação como o que se encontrava lá. A mesma ficou de levar a sugestão a quem tem a competência de fazer a coisa acontecer. Vamos aguardar.
O segundo fato trata justamente da falta de atrativos para a festa porque convenhamos achar que um evento mundialmente conhecido como o PINDORECANA que é um festival de homenageia a principal cultura da região que é a cana de açúcar, e hoje é o maior festival que existe dessa cultura que se tem notícia colocar um ALFINIM de duzentos e poucos quilos e um forno fazendo tapioca na praça foi muito pouco.
Não se sabe ao certo o que se passou na cabeça das pessoas que organizaram o festival, pois foi unânime o comentário entre as pessoas que foram a praça: que a festa estava bem organizada estruturalmente, mas uma pergunta que todos faziam: cadê a rapadura? PINDORECANA sem rapadura é como fazer feijoada com feijão de corda, não tem a menor graça.
Certamente aos organizadores atuais do evento, eles perderam a grande oportunidade de fazer um evento que ficaria marcado como o maior de todos. Nos anos atrás se via as filas de ônibus de turistas cercando a praça e prestigiando o evento, esse ano, esse fato não se repetiu. O que faltou? Onde os turistas estavam? Porque que os agricultores não tiveram participação efetiva na festa, pois festa desse tipo feita por pessoas de gabinete dá no que deu.
Então ficou essa grande sensação que faltou algo grandioso para abrilhantar mais o festival. O evento realmente tinha tudo para ser grandioso; nova administração, inclusão do município na área metropolitana de Fortaleza e vejam os senhores, faltou a rapadura, não se sabe por que, se canavial e engenho é que não falta em nosso município. Mas a solução está na resposta das perguntas formalizadas anteriormente. Felizmente a educação estava presente para salvar o evento. Parabéns à secretaria de educação.


Em tempo: há de ressaltar a grande abrangencia social da industria EDCOCO que hoje proporciona empregos para mais de 60 pessoas e contrubue para o desenvolvimento econômico da cidade de Pindoretama sem dúvida foi um destaque a parte. Parabens

Um comentário:

  1. Cadè a rapadura se o nome da FESTA è Pindorecana
    falhou os organizadores...
    e um pena q ñ passou de um desfife de pessoas de GABINETES querendo aparecer,
    parabens a Secretaria de Educaçao e A Industria EDCOCO parabens pela a sua iniciativa.

    ResponderExcluir