domingo, 25 de outubro de 2009

O QUE É VIOLÊNCIA?

A violência é toda e qualquer forma de opressão, de maus tratos, de agressão física e emocional, que contribuem para o sofrimento de outra pessoa.
Na realidade, a violência está presente nos mais diversos âmbitos: na família, trabalho, escola, nos momentos de lazer, na rua e em outros, independentemente de qualquer idade ou nível econômico ou de classe social, ou da localização geográfica. Dentre as diversas formas de violência que se tem conhecimento, existe a violência sexual que é uma agressão a liberdade do individuo, é uma manifestação extrema do domínio de uma pessoa sobre outra.
As pesquisas realizadas, tanto no Brasil como fora do País, convergiram para a constatação de que o abuso sexual atinge todas as camadas da sociedade. Muitas vezes achamos que nos filmes, novelas, nas reportagens policiais, ou em outras famílias que podem acontecer coisas desagradáveis ou atos de crueldade. Mas não é bem assim. Pode acontecer na vida real e na vida de qualquer um de nós.
Quando isso acontece passamos a ser os personagens de um drama que estavam distante de nós onde ganham nome e corpo semelhantes aos nossos. E passamos a fazer parte de uma história difícil, triste e angustiante que na maioria das vezes, deixam cicatrizes incuráveis por toda uma vida.
Para que nós não sejamos protagonistas dessas histórias de violência é importante que tenhamos governantes com uma visão integradora das políticas publicas, pois não há educação sem saúde, saúde sem alimentação, nem educação sem vínculos familiares que preservem a estrutura emocional. É preciso vincular o combate à exploração sexual às suas causas sociais, pois são vários os agentes que promovem essas ações maléficas de violência. Desde a fome, a miséria, o desemprego, educação e entre outros.

AUTORA: PROFESSORA ANA PAULA

Nenhum comentário:

Postar um comentário