O Cinturão Digital corresponde a uma estrutura de quase 3 mil km de fibra ótica que levará internet banda larga sem fio para os 184 municípios do Ceará, contemplando mais de 80% da população. Na primeira fase do projeto, apenas 56 cidades serão beneficiadas, embora toda a estrutura física já esteja pronta. Ao todo, o Governo gastou em torno de R$ 50 milhões.
De acordo com Fernando Carvalho, os testes realizados foram satisfatórios. Escolas públicas e diversos pontos do Estado são alguns dos lugares que terão acesso livre à internet banda larga. Após a implantação do projeto, um leilão de parte da infraestrutura do Cinturão Digital para empresas privadas deve ser realizado, considerando que o Governo não utilizará parte da capacidade do acesso.
Competitividade
As empresas farão a manutenção e a atualização tecnológica da rede. Fernando explica que a tendência é uma maior competitividade entre essas empresas. "A população deve esperar uma massificação do uso da internet banda larga", considera.
Segundo o Governo, apenas cinco dos 184 municípios do Ceará possuem banda larga de 1 a 2 Mbps, a preços considerados caros, com baixa velocidade de acesso e baixa qualidade. A implantação do Cinturão Digital começou em 2008 e a conclusão estava prevista para dezembro de 2009.
FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário