terça-feira, 11 de janeiro de 2011

EUSÉBIO - Servidores beneficiados com transporte gratuito

Já está executada a "Rota 40", projeto que transporta moradores para a Capital e para Aquiraz sem pagar nada

Eusébio. A "Rota 40", sistema de transporte público intermunicipal gratuito da Prefeitura Municipal do Eusébio, projeto inédito no Brasil, já está contemplando 310 servidores públicos municipais e moradores da cidade. A "Rota 40" realiza duas rotas: uma para Fortaleza (até o Bairro Messejana), nas proximidades do Terminal de Integração; e outra para Aquiraz, na Praça da Matriz.

Fora esses dois locais, o sistema não tem outras paradas para recebimento ou desembarque de passageiros. Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, o objetivo é ampliar mais ainda o sistema possibilitando o transporte até o Centro de Fortaleza.

Melhoria

Desde quando assumiu a Prefeitura em 2005, que Acilon realiza ações visando criar um sistema de transporte municipal mais adequado. Apesar de geograficamente pequeno (78 quilômetros quadrados), o Município do Eusébio tem diversos núcleos urbanos distantes uns dos outros. A falta de transporte impedia o deslocamento da população, principalmente para a grande sede.

A Prefeitura implantou o sistema de transporte, regulamentando os veículos coletivos urbanos, táxis, mototáxis e alternativos, em pleno funcionamento. Mais recentemente criou o Transporte Urbano do Eusébio (True), que conta com quatro rotas interligando todo o Município: Linha 41 - Circular Centro; Linha 42 - Jabuti/Eusébio; Linha 43 - Eusébio/Cauaçu e Linha 44 - Eusébio/Precabura.

Inovação

A "Rota 40" vem consolidar e inovar o sistema de transportes do Município. De acordo com Acilon, a ideia surgiu pela dificuldade ainda do Eusébio, apesar de geograficamente interligada à Fortaleza, integrar o sistema de transporte urbano da Capital. "Levamos nosso servidor e o cidadão eusebiense até a Capital e Aquiraz e, de lá, ele utiliza normalmente o sistema urbano das outras cidades", diz.

Outra razão para a criação desse sistema é que o transporte intermunicipal de passageiros da Região Metropolitana não tem parada regular e frequente no Eusébio, exatamente pela proximidade com Fortaleza, dificultando o transporte dos moradores desta cidade que precisam se deslocar aos Municípios vizinhos para cumprir suas jornadas de trabalho.

A Prefeitura Municipal de Eusébio, ciente destas dificuldades de transporte e levando em consideração que ainda não foi implantado o sistema integrado de transporte metropolitano, sentiu a necessidade de assegurar o direito de ir e vir de seus munícipes criando condições de acesso ao trabalho na Região Metropolitana.

Segurança

"O transporte coletivo intermunicipal do Eusébio está em consonância com o Código de Trânsito Brasileiro, buscando garantir segurança, conforto e qualidade para os usuários", argumenta o prefeito.

Para ter acesso ao sistema, tanto os servidores como os munícipes têm que realizar um cadastro junto à Prefeitura. O critério é que possuam residência ou vínculo laboral com o Município de Eusébio. O cadastro pode ser efetuado no gabinete do prefeito, na Avenida Eduardo Sá, 51, Centro (em frente a sede da Câmara Municipal de Eusébio).

Inédito

310 servidores públicos municipais e moradores da cidade do Eusébio já estão sendo contemplados com a "Rota 40", sistema de transporte intermunicipal gratuito, inédito no Brasil.

MAIS INFORMAÇÕES

Prefeitura do Município do Eusébio - Região Metropolitana de Fortaleza - Estado do Ceará
Telefone: (85) 3260.4011

Nenhum comentário:

Postar um comentário