domingo, 27 de janeiro de 2013

EUSÉBIO - PREFEITO ATUANTE E PRESENTE

O prefeito de Eusébio, Júnior, está participando do Encontro dos Novos Gestores Municipais do Ceará que está sendo realizado pela Associação dos Municípios do Ceará (Aprece), no Centro de Eventos. O evento, iniciado na terça-feira (22) e que será concluído hoje, tem como objetivo sensibilizar e capacitar os novos gestores eleitos e
secretários para uma gestão pública de qualidade.

O prefeito destaca a importância do encontro no sentido de contribuir para uma gestão eficiente e a consequente melhoria de vida da população. Destaca que as boas ideias colhidas nas diversas palestras com certeza se tornarão ações efetivas. “Cortando custos desnecessários e aplicando os recursos disponíveis, poderemos otimizar e evitar o desperdícios dos recursos públicos”.

“Participei de várias oficinas, bastante proveitosas que facilitarão a vida dos novos prefeitos. Quero destacar o papel que a Aprece vem desempenhando, colocando à disposição dos novos gestores ferramentas e instrumentos para que possamos desempenhar bem o papel nos dado pela população de nossos municípios”, assevera.

Durante o encontro o prefeito Júnior conversou com o Secretário de Saúde do Estado, Arruda Bastos. Em pauta, a possível inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Eusébio ainda no mês de fevereiro.

Na foto: Mário Lúcio (Secretário de Saúde de Eusébio), Arruda Bastos (Secretário de Saúde do Estado), Júnior (Prefeito de Eusébio) e Ivana Barreto (Supervisora da Escola de Saúde Pública do Ceará).

* DIA MUNDIAL DE COMBATE À HANSENÍASE
 No Dia Mundial de Combate à Hanseníase, a Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Saúde, realizou no Posto de Saúde do Autódromo uma palestra educativa sobre a doença. A palestra foi ministrada pelo enfermeiro, Washington Cavalcante, e contou com a presença de médicos do PSF, além de representantes das comunidades, professores, alunos da Escola do Autódromo e do Prefeito Júnior.

O Brasil foi listado como o primeiro país em número de casos da Hanseníase e por isso, a necessidade da campanha educativa. "A Hanseníase tem cura, por isso, quanto mais cedo for diagnosticada mais fácil de ser tratada.", afirmou Washigton Cavalcante. Os sintomas são similares a qualquer dermatite e devem ser observados com atenção em caso de dormência. "A dormência é a indicação que aquela mancha provêm de uma instalação do basilo causador da Hanseníase e não um pano branco", completou o palestrante.

Todos os médicos do PSF Autódromo, além dos agentes de saúde, foram capacitados para identificar e orientar os portadores da doença. A medicação e o acompanhamento médico fazem parte da rede pública de saúde do município.

Ao final, o Prefeito Júnior falou sobre o importante trabalho que o município de Eusébio tem feito para diagnosticar e tratar os casos identificados de Hanseníase. Júnior ressaltou que: "O preconceito e a discriminação com o portador de Hanseníase é fruto do desconhecimento e por isso, é importante que haja esta instrução. É importante saber que a Hanseníase tem cura e que o remédio está disponível na rede pública de saúde".

Aproveitando o encontro e a temática da saúde, o Prefeito de Eusébio ressaltou a importância da população no combate ao mosquito da Dengue. "Agradecemos o empenho da equipe de agentes de endemias, educadores e profissionais de saúde, que fizeram com que o número de casos no Eusébio fosse reduzido de 2012 em relação a 2011. Lembro que a responsabilidade de mantê-lo assim é da gestão e da Secretaria de Saúde, mas além disso, também é responsabilidade da população", declarou Júnior.

FONTE: TV EUSÉBIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário