domingo, 27 de janeiro de 2013

Funceme apresenta previsão de chuvas para 2013


A Fundação Cearense de Metereologia (Funceme) apresentou na manhã desta sexta-feira (25), a previsão da quadra chuvosa para o ano de 2013, no Ceará. O encontro encerrou o XV Workshop Internacional de Avaliação climática para o semiárido nordestino.
O presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins, apresentou as previsões, destacando que o prognóstico do Sistema Nacional de Metereologia, do qual a entidade faz parte, apontou a possibilidade de 35% de chuvas regulares, 45% de chuvas abaixo da média e 20% de chuvas acima da média. “Isso significa que a situação de seca no Ceará deve permanecer, mas nós vamos apresentar uma previsão mês a mês, e estamos a disposição dos diversos órgãos dos Estado para oferecer as informações necessárias”, destacou.
De acordo com Eduardo Sávio, nos meses de fevereiro, março e abril, a previsão é de que as chuvas sejam escassas. Na segunda quinzena de fevereiro haverá reunião climática, promovida pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), quando será feita uma atualização deste prognóstico.
Comitê Integrado de Combate à Seca
Após o anúncio da previsão para 2013, o secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Nelson Martins, anunciou que o colegiado vai realizar audiência com o Governador Cid Gomes para apresentar as previsões e uma proposta de trabalho geral para ampliar as ações relacionadas a convivência com a seca.
Segundo o secretário Nelson Martins, a principal preocupação do Comitê Integrado é com abastecimento d’água para as famílias e alimentação animal. “Nós vamos propor ao Governador Cid Gomes que articule com o Governo Federal o envio de uma maior quantidade de milho para o Ceará das 300 mil toneladas de milho que serão enviadas para o Nordeste”, afirmou.

O secretário Nelson Martins afirmou também que a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) vai fazer um levantamento dos perímetros irrigados do Ceará para que eles possam produzir reserva alimentar para o rebanho. “Atualmente, nós temos o perímetro irrigado do Mandacaru, em Jaguaribara, que está produzindo forragem e está comercializando a produção no Vale do Jaguaribe e regiões vizinhas”.

Os órgão que integram o Comitê formarão um grupo de trabalho para definir as ações de curto, médio e longo prazo que serão apresentadas ao governador Cid Gomes para serem desenvolvidas para a convivência com a seca, na próxima reunião do Comitê da Seca, dia 31 de janeiro, na sede do Corpo de Bombeiros.

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

FONTE: SITE SDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário