quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Aquisição de Alimentos e Promoção Social

Aquisição de Alimentos e Promoção Social

O acesso à alimentação é um direito de todos os cidadãos, e é obrigação legal do Estado atuar por meio de políticas públicas de segurança alimentar e nutricional para garantir o acesso das famílias ao alimento. A agricultura familiar tem papel crucial na economia das pequenas cidades e responde por uma parcela significativa da produção de alimentos, tornando-se fundamental para garantir a segurança alimentar do País.

Por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), em suas cinco modalidades, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) adquire alimentos da agricultura familiar. Os alimentos são disponibilizados para o atendimento de pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional assistidas pela Rede de Proteção e Promoção e Social.

A ação Distribuição de Alimentos a grupos populacionais específicos é outra forma de garantir o direito humano à alimentação adequada. Política pública de caráter emergencial e complementar, a ação beneficia grupos sociais que apresentam mais dificuldades para produzir ou obter alimentos.

Uma parte significativa dos alimentos disponibilizados a esses grupos é originada da agricultura familiar por meio do PAA. Entre os grupos assistidos, estão indígenas, quilombolas, comunidades de terreiros, atingidos por barragens, acampados e pescadoras artesanais.
FONTE: MDS

NOTA DO BLOG PINDORETAMA DE TODOS NÓS.

AQUI EM PINDORETAME-CE, TEMOS UMA ASSOCIAÇÃO DOS AGRICULTORES (APLAP) E UMA COOPERATIVA DE AGRICULTURA FAMILIAR (COOPAF), JUNTOS TEM EM TORNO DE 100 AGRICULTORES COM CAPACIDADE DE PRODUZIR EM TORNO DE 30 QUALIDADES DIFERENTES DE ALIMENTOS DE VÁRIOS GÊNEROS COM UMA PRODUÇÃO ANUAL APROXIMADAMENTE DE 200 TONELADAS DE ALIMENTOS. NESSE ANO DE 2010, O FOCO DA COMERCIALIZAÇÃO DESSES PRODUTORES FORAM A VENDA PARA A MERENDA ESCOLAR DO MUNICÍPIO E A CENTRAL DE ABASTECIMENTO.
EM 2011, HÁ UM PLANEJAMENTO TODO VOLTADO PARA ATENDER DIRETAMENTE MAIS 05(CINCO) MUNICÍPIOS COM O PROGRAMA DE VENDA DE ALIMENTOS PARA A MERENDA ESCOLAR(PNAE). E PODENDO ATENDER TAMBEM DIRETAMENTE PROGRAMAS VOLTADOS PARA A SEGURANÇA ALIMENTAR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário