domingo, 3 de abril de 2011

Vacinação contra a febre aftosa 2011 começa a partir de maio

Organização Mundial de Saúde Animal mantém Ceará na faixa dos estados com risco médio


O calendário nacional de vacinação dos bovinos e búfalos contra a febre aftosa 2011, divulgado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, não sofrerá alterações nos estados do Nordeste. Todo o rebanho comecará a ser vacinado a partir de maio.

De acordo com o Ministério, os investimentos em todo o país para controlar a doença neste ano podem alcançar R$ 59 milhões e serão aplicados no apoio à manutenção e melhoria estrutural dos serviços veterinários, capacitação de pessoal, campanhas de vacinação estratégicas e trabalhos de educação sanitária. No total, a previsão é destinar mais de R$ 93 milhões para a Saúde Animal.

Classificação

Hoje, 15 unidades da federação são reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde Animal como livres de febre aftosa com vacinação: Acre, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo, Sergipe, Tocantins e Distrito Federal. Além disso, detêm esse status, a região Centro-Sul do Pará e os municípios de Guajará e Boca do Acre, no Amazonas.

O estado de Santa Catarina é reconhecido pela OIE como livre da doença sem vacinação. Em risco médio estão Alagoas, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí e a região Centro-Norte do Pará. Em alto risco encontram-se Roraima, Amapá e as demais áreas do estado do Amazonas.

ceará agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário