sábado, 4 de dezembro de 2010

MERENDA ESCOLAR: Lucas do Rio Verde é destaque nacional de gestão e merenda escolar

O município de Lucas do Rio Verde (a 350 km de Cuiabá) recebe pela sexta vez o prêmio nacional de “Gestor Eficiente da Merenda Escolar”. A premiação é uma forma de reconhecimento da ONG Ação Fome Zero e Governo Federal, por meio do Ministério da Educação. Na avaliação para a classificação dos municípios foram observados quatro indicadores básicos: desempenho administrativo-financeiro; eficiência nutricional; desenvolvimento local e participação social. Lucas do Rio Verde teve nota máxima nos quatro quesitos.

A rede municipal de ensino de Lucas, com quase sete mil alunos, conta com 10 escolas e três creches. O diferencial é que as escolas têm um elevado nível de educação, tanto no espaço físico com todos os equipamentos necessários, como na política pedagógica, se tornando modelo para a região Centro Oeste. A merenda escolar é o maior avanço social conquistado nesse setor, uma combinação de produção própria e aproveitamento de excedentes da agricultura familiar.

Investimentos
Para chegar a excelência da alimentação escolar a prefeitura de Lucas do Rio Verde investe mais que o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o programa do Governo Federal, que destinou no ano passado cerca de 270 mil reais, contra mais de 1 milhão e 300 mil reais do município. Diariamente são servidas 10.200 refeições. Para baratear o custo da merenda escolar foi criado um centro de produção que fornece verduras, legumes, ovos, carne suína, de gado e frango, gerando economia. Os produtos também são orgânicos, sem o uso de agrotóxicos o que garante ainda a segurança alimentar. Há também alcance social com geração de emprego e renda no campo. As famílias de pequenos agricultores têm no fornecimento de produtos para a merenda escolar como a sua principal fonte de renda.

Nada de sobras no prato
O complemento das refeições vem da padaria escolar, mantida também pelo município. A produção de pães, bolos, biscoitos, tortas, cucas, bisnaguinhas e macarrão de legumes permitem a diversificação dos alimentos. E são mais nutritivos porque incluem o iogurte caseiro, produzido pelas próprias merendeiras. A qualidade da alimentação dos alunos requer também investimentos em qualificação de mão de obra (40 pessoas) e na infra-estrutura das cozinhas que são amplas, arejadas e bem equipadas. A nutricionista Edna Colombo explica que “são oferecidas refeições que juntas totalizam no mínimo, 70% das necessidades nutricionais diárias dos alunos em período integral nas creches, o que resultou em índice zero de desnutrição das crianças matriculadas e isso me deixa muito feliz” afirma Edna. Os professores e as merendeiras conscientizam os estudantes para não deixar sobras e evitar o desperdício. As medidas de higiene pessoal antes e depois das refeições são obrigatórias. O Prêmio de Gestor Eficiente da Alimentação Escolar será entregue no próximo dia 29, em Brasília, pelo presidente Lula ao prefeito Marino Franz (2004/2011)

Gestão premiada
Apesar do crescimento populacional acelerado em Lucas, saindo de 19 mil para mais 45 mil habitantes, registrando um aumento de 133% em 10 anos, segundo o IBGE, a administração municipal controla cada centavo para manter a mesma qualidade no serviço público. No entanto a política de atração de empresas, que também contribuiu para o crescimento demográfico, elevou a economia do município em relação ao estado, saindo da 13ª para a 6ª posição em seis anos.

Devido à atenção dada as contas públicas, Lucas do Rio Verde também foi escolhido pelo terceiro ano consecutivo, pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) como primeiro colocado no ranking de Mato Grosso do Índice de Responsabilidade Fiscal, Social e de Gestão (IRFS) e ficou entre os cem melhores do país. O índice que avalia 32 quesitos mede o desempenho dos municípios brasileiros nas áreas fiscal, social e de gestão. O índice fiscal, por exemplo, reflete a evolução dos indicadores relacionados à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), como nível de endividamento e gasto com pessoal. Já os demais buscam mostrar o cumprimento de outras responsabilidades de uma prefeitura que, na avaliação da CNM, passam, por exemplo, por economizar recursos de manutenção da máquina administrativa e direcioná-los prioritariamente para investimentos em infra-estrutura, saúde e educação, além de atender bem e com qualidade a população local.

Aliás, foi justamente essa performance social que também trouxe à Lucas a melhor colocação pelo Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal. A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN) monitora anualmente o desenvolvimento sócio-econômico dos municípios. Emprego & renda, Educação e Saúde constituem as três esferas contempladas pelo IFDM, todas com peso igual no cálculo para determinação do índice de desenvolvimento dos municípios brasileiros. Lucas do Rio Verde tem o melhor Índice de Desenvolvimento Humano-IDH e é considerado o lugar ideal para se viver.


Fonte: AMM

Um comentário:

  1. Parabéns por tantas conquistas.
    E desde já registro aqui os mais sinceros de um Feliz Natal e um abençoado Ano Novo.
    são os sinceros votos da Administração Municipal de Imaruí-SC

    ResponderExcluir