domingo, 27 de março de 2011

Agricultores familiares inauguram agroindústria

Estimulados pelo Projeto de Apoio à Produção Sustentável no Território da Reforma, um grupo de pequenos produtores rurais do assentamento Sumatra, localizado no município de Bodoquena, se reuniu e inaugurou, no último sábado (19), uma agroindústria com o objetivo de realizar a comercialização dos seus produtos.

O empreendimento foi viabilizado pelo Projeto de Apoio à Produção Sustentável no Território da Reforma que intermediu as ações para a criação da agroindústria. O Projeto foi desenvolvido pelo Senar/MS em parceria com o Sebrae/MS, de 2008 a 2010 em 11 municípios de MS, proporcionando o aumento de 92,2% na renda dos produtores rurais e a elevação de 15% no número de postos de trabalho

Em Mato Grosso do Sul, o Território da Reforma beneficiou cerca de 550 produtores dos municípios de Anastácio, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Dois Irmãos do Buriti, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Maracaju, Nioaque, Sidrolândia e Terenos.

O trabalho foi realizado através de agentes de desenvolvimento rural que visitaram as propriedades, cadastraram os produtores e levaram informações técnicas. A iniciativa foi responsável por criar canais de comercialização e capacitar trabalhadores rurais, atuando principalmente na melhora da auto-estima do agricultor familiar.

Sobre o Território da Reforma

O Projeto de Apoio à Produção Sustentável no Território da Reforma tem o objetivo de desenvolver os pequenos negócios rurais, fortalecendo a organização, diversificação e sustentabilidade do agronegócio. Tem como metas aumentar a venda de produtos da agricultura familiar no mercado local, gerar novos postos de trabalho, aumentar a renda dos produtores rurais e diversificar as matrizes econômicas.

Correio do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário