quarta-feira, 16 de março de 2011

Comportas serão abertas nesta sexta

O açude já recebeu, neste ano, quase 900 milhões de metros cúbicos de água devido às chuvas

As comportas do Açude Castelão serão abertas na próxima sexta-feira. A medida será tomada, por antecipação, para controle das cheias no Baixo Jaguaribe, onde estão localizadas as cidades de Russas, Limoeiro do Norte, Jaguaruana, Itaiçaba e Aracati, de acordo com o presidente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará (Cogerh), Francisco José Coelho Teixeira. "Fazemos o controle sempre com o objetivo de liberar grande quantidade de água para evitar transtornos à população".

Decisão conjunta

Essa foi uma decisão conjunta da Cogerh, do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), da Companhia de Pesquisas de Recursos Minerais (CPRM), da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e da Defesa Civil do Ceará. A abertura de uma ou duas das 12 comportas vai permitir a diminuição do crescente volume de água do reservatório, em decorrência da das chuvas caídas no Estado.

A decisão seria tomada quando o açude passasse de 101 metros. Hoje está com 101,5 metros, cerca de 4,9 bilhões de metros cúbicos de água, o que representa 71,70% da capacidade de acumulação total que é de 6,7 bilhões de metros cúbicos, como informa o presidente. A abertura das comportas se dará na cota 101 correspondente ao volume de mais de 4 bilhões, com vazão inicial de 100 metros cúbicos por segundo, a qual será aumentada ou diminuída, de acordo com os volumes afluentes dos rios Salgado e Orós.

O Castanhão já recebeu quase 900 milhões de metros cúbicos de água em função da quadra chuvosa. Segundo a Funceme, a previsão para esse ano é que chova 40% acima da média e 45% dentro da média. Se essa previsão da quadra chuvosa se concretizar, o açude poderá chegar a liberar até 500 metros cúbicos por segundo.

A abertura de mais comportas vai depender do comportamento das chuvas nos próximos meses.

DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário