sexta-feira, 29 de julho de 2011

Semana do Aleitamento Materno começa na próxima segunda-feira no Ceará

Na próxima segunda-feira, 1º, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) realiza duas ações de promoção da saúde das crianças e das mães. Às 8h30min, no Hospital Infantil Albert Sabin, será iniciada a Semana do Aleitamento Materno com o lançamento da Caderneta da Gestante. O Albert Sabin, onde funciona um banco de leite humano mantido por 40 mães doadoras, fica na Rua Tertuliano Sales, 544, Vila União.

Em nível nacional, a campanha tem a participação da atriz Juliana Paes, que teve recentemente o primeiro filho. Ela aparece na campanha publicitária do Ministério com o filho Pedro, no momento da amamentação.

No Ceará, a madrinha da semana de incentivo ao aleitamento é a enfermeira Monisa Rocha, mãe do Gabriel, que na próxima sexta-feira completa quatro meses de vida e de alimentação exclusiva do leite materno. O pai, capitão Erle Rocha do Corpo de Bombeiros, como incentivador da amamentação, vai acompanhar Monisa e Gabriel na abertura da Semana Mundial do Aleitamento Materno, no Hospital Albert Sabin.

Importância do leite materno
O leite materno é um dos principais responsáveis pela redução da mortalidade infantil no Ceará. Indicadores da Sesa revelam que na proporção em que o índice de aleitamento aumenta cai a Taxa de Mortalidade Infantil. Em 1999 o índice de aleitamento no Estado era de 55,6% e em 2009 subiu para 71,1%.

Isso significa que de cada 100 crianças com até quatro meses de vida 76 são alimentadas somente do leite materno. Nesse mesmo período, de 99 a 2009, a Taxa de Mortalidade Infantil foi reduzida de 28,7 para 15,3. Ou seja, de cada mil nascidas vivas 15,3 morrem antes de completar um ano de vida.

Caderneta da Gestante
Para que a mãe tenha o acompanhamento integral durante o pré-natal registrado, com anotação de todas informações sobre exames, consultas, vacinas, atendimentos odontológicos, visitas do Agente Comunitário de Saúde, a Sesa elaborou a Caderneta da Gestante. As informações são da Sesa.


O POVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário