quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

CODET apresenta balanço de cursos em 2012

Foram beneficiados 1314 familiares de 54 comunidades rurais em 26 municípios

A Equipe Operacional de Agroindústria da Coordenadoria de Desenvolvimento Territorial e Combate à Pobreza Rural (CODET), da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) apresentou um balanço sobre os cursos e capacitações realizadas em 2012.

De acordo com a coordenadoria, os sete cursos disponíveis pelo setor foram realizados 64 vezes, com o objetivo de fortaleza a agricultura familiar com produtos novos e de qualidade, além de um maior controle de qualidade que agregue valor à mercadoria.

Os cursos beneficiaram 1314 agricultores familiares de 54 comunidades em 26 municípios cearenses. Foram eles: tecnologia no Processamento de Derivados do Leite, tecnologia no Processamento de Temperos Diversos, tecnologia no Processamento de Panificação e Desidratação de Frutas, tecnologia no Processamento de Vegetais Minimamente Processados e Picles, tecnologia no Processamento do Pescado, tecnologia no Processamento de Polpas de Frutas e tecnologia no Processamento dos Derivados da Mandioca. Estes cursos foram ofertados nos diferentes Territórios Rurais e da Cidadania do Ceará com uma média de 20 alunos por curso.

As capacitações foram destinadas às associações, cooperativas e grupos organizados de produtores rurais. A meta proposta foi habilitá-los tecnicamente, orientando-os nos aspectos produtivos e gerenciais para atender tanto o mercado alternativo (rede de supermercados, rede de hotéis e restaurantes) quanto o institucional (Programa Aquisição de Alimentos e Programa Nacional de Alimentação Escolar).

Os cursos foram ministrados utilizando equipamentos e máquinas (despolpadeira, câmara de vácuo, estufa, forno, masseira, entre outras) de porte médio para que fosse visualizado o conceito real de uma agroindústria.

Dentre as conquistas da equipe, destaca-se a inserção de novos produtos agro industrializados na merenda escolar, como, por exemplo, os derivados da banana: farinha, bolo, pão e a própria banana desidratada ou tapiocas coloridas contendo verduras e frutas em suas receitas.

A equipe de agroindústria se preocupou em motivar os gestores públicos no sentido de ultrapassarem os 30% previsto em lei, na aquisição de produtos oriundos da agricultura familiar destinados à merenda escolar. “Em 2013 queremos continuar com o projeto de capacitação agroindustrial para garantir aos homens e mulheres do campo, novos conhecimentos, produção com qualidade, tecnologias inovadoras que agreguem valor aos produtos, aumento de renda, geração de oportunidades de negócios e, sobretudo, muita, muita dignidade social" disse Silva Filho, técnico agroindustrial da SDA.

FONTE SDA CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário