sábado, 16 de fevereiro de 2013

Comitê da Copa Orgânica se reúne com produtores


O objetivo foi esclarecer sobre as linhas de crédito que os produtores orgânicos podem utilizar para serem fornecedores oficiais da Copa do Mundo FIFA 2014 e a Copa das Confederações
O Comitê da Copa Orgânica se reuniu na última quinta-feira (7) com representantes de associações de Agricultores Familiares para discutir como eles poderão ser inseridos no Projeto Brasil Orgânico e Sustentável. O encontro aconteceu no Parque de Exposições Governador César Cals.
Participaram do encontro associações de agricultores familiares, produtores orgânicos e empresas que poderão ser potenciais fornecedores para hotéis, restaurantes e supermercados durante a Copa das Confederações em 2013 e para a Copa do Mundo FIFA 2014.
Segundo o secretário adjunto do Desenvolvimento Agrário e coordenador do Comitê Copa Orgânica no Estado do Ceará, Antônio Amorim, os produtores orgânicos do Ceará devem identificar a sua capacidade de produção e ainda o que já está sendo produzido atualmente, além dos negócios que estão sendo feito com os produtos orgânicos.
“Os produtores orgânicos podem buscar linhas de crédito do Fundo Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (FEDAF) ou do Pronaf para ampliarem a sua produção, pois esses dois eventos vão exigir produtos de qualidade e nós temos uma excelente oportunidade para valorizar a agricultura familiar”, afirmou Amorim, destacando ainda que o projeto São José III prevê investimentos em cadeias produtivas como a agricultura irrigada e ovinocaprinocultura, que poderá ter a produção de orgânicos.
O Comitê vai reunir os produtores orgânicos em março com representantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL) e da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) do Ceará para discutir como eles poderão ser fornecedores das empresas associadas.
Os alimentos são mais saudáveis, pois são livres de agrotóxicos, hormônios e outros produtos químicos, tornando-os mais saborosos. A produção respeita o meio ambiente, evitando a contaminação de solo, água e vegetação. A produção usa sistemas de responsabilidade social, principalmente na valorização da mão-de-obra.
“Nós queremos estimular a produção de alimentos orgânicos em larga escala no Ceará, até mesmo para baratear os custos”, afirma o secretário adjunto da SDA, Antônio Amorim.

FONTE: SDA CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário