quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO


O Mais Educação é um  Programa Federal criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, busca aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.

As atividades tiveram início em 2008, com a participação de 1.380 escolas, em 55 municípios, nos 27 estados para beneficiar 386 mil estudantes. Em 2009, houve a ampliação para 5 mil escolas, 126 municípios, de todos os estados e no Distrito Federal com o atendimento previsto a 1,5 milhão de estudantes, inscritos pelas redes de ensino, por meio de formulário eletrônico de captação de dados gerados pelo Sistema Integrado de Planejamento , Orçamento e Finanças do Ministério da Educação (SIMEC). Em 2010, a meta é atender a 10 mil escolas nas capitais, regiões metropolitanas - definidas pelo IBGE - e cidades com mais de 163 mil habitantes, para beneficiar três milhões de estudantes.

O recurso é enviado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE , PDE Educação Integral, às escolas e para a conta da Unidade Executora, de acordo com as atividades e quantitativo de alunos informado pela escola. A escolha das atividades e quantitativo de alunos e de responsabilidade da comunidade escolar.

Aderiram ao Programa em 2011, 85 municípios com um total de 999 escolas. Sendo que destes 846 escolas representam a redes municipais , e 153 escolas a rede estaduais distribuída em algumas CREDE  atendendo um pouco mais de 18 mil alunos só na rede estadual.

A Secretaria Estadual da Educação SEDUC vem assessorando os municípios com as informações necessárias para o processo de adesão. Em  2010 , quando o estado tinha apenas 18 municípios participantes a SEDUC realizou um Fórum com a participação de 550 pessoas para a apresentação de experiências em tempo integral que já acontecem nos municípios, em todo o estado. Na oportunidade foi estabelecido um Comitê estadual para fortalecer a discussão da  educação em tempo integral, currículo integral e financiamento.

Agora em 2011 á  SEDUC realizou reunião no último dia 26 de agosto com os representante dos 85 municípios da adesão 2011 para orientações e apresentação das políticas que se agregam ao Programa Mais educação como o Programa Saúde e Prevenção nas Escolas_PSE e o Programa Segundo Tempo do Ministério do Esporte ações conjuntos Ministério da Saúde e Educação.


• REDE ESTADUAL

- Quantidade de escolas estaduais na sefor por região - (Clique aqui)

- Quantidade de escolas estaduais por crede e município - (Clique aqui)

- Relação das atividades escolhidas pelas escolas estaduais. Execução 2011 - (Clique aqui)




• ÍNDICE DOS DOCUMENTOS







FONTE SEDUC-CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário