sexta-feira, 9 de julho de 2010

Avaliação das escolas cearenses

O resultado que o Ceará obteve na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2009 para as séries iniciais do ensino fundamental continua repercutindo entre os parlamentares na Assembleia Legislativa. Na última quarta-feira foi a vez dos deputados Welington Landim (PSB) e José Teodoro (PSDB) destacarem a posição alcançada pelo Estado.
Landim ressalta que a média nacional do Ideb é de 4,6 e o Ceará está com 4,4, enquanto a média nordestina é 3,8. O parlamentar lembra que o Ceará está em 10º lugar no País e em primeiro entre os estados nordestinos. "Das 12 melhores escolas do Brasil, em 5.565 municípios, o sétimo melhor colégio do País é a Escola Militar de Fortaleza. A nona melhor é o Colégio Militar do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará. Grandes orgulhos para os cearenses", pontua.
Landim destaca que em todo o Brasil, apenas 5,7% das escolas públicas do ensino fundamental alcançaram a média no Ideb 2009, que é 6,0. Esta nota, afirma, é sinônimo de qualidade, já que é a média registrada em países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e foi adotada pelo Ministério da Educação (MEC) como um objetivo para ser alcançado até 2021.
Para o parlamentar, o Ceará está crescendo rápido na educação a partir de investimento em material didático e de incentivo, inclusive financeiro, às escolas, professores e estudantes. "Desde o ano passado, os alunos que alcançam as médias desejadas nas avaliações de Português e Matemática ganham um computador. Assim, a tendência natural é que os índices melhorem ainda mais. É claro que ainda se precisa trabalhar muito, mas já houve grande avanço", disse.
Igualdade
O parlamentar ainda chama atenção para o resultado do Ideb em relação aos municípios, salientando que o maior exemplo é Sobral, que colocou cinco escolas em destaque, atingindo a melhor nota do Nordeste para as séries iniciais. "Este desempenho coloca Sobral em igualdade com escolas de educação básica de cidades do Sudeste e Sul, onde estão as melhores escolas brasileiras, segundo o Ideb", atestou.
O deputado José Teodoro lembrou que o município ficou em primeiro lugar em todo o Nordeste, pois das 39 escolas avaliadas, 38 estão entre as 50 melhores do Ceará. "Primeiro Sobral se transformou em cidade universitária, agora, pode ser considerada também, como cidade da educação", disse.
FONTE JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE.
A melhoria é notória, entretanto que bom seria se as escolas públicas tivessem o perfil da ESCOLA MILITAR DE FORTALEZA E do COLÉGIO DO CORPO DE BOMBEIRO, pois sabemos que são escolas públicas, mas diferenciadas em todos os sentidos(concurso para ingresso, aplicação no ensino, formação e remuneração dos professores, estrutura educacional. etc).

Nenhum comentário:

Postar um comentário