quarta-feira, 28 de julho de 2010

Projeto quer auxiliar secretarias de agricultura

O convênio visa dotar as secretarias municipais de Agricultura com ações que auxiliem no fortalecimento do setor

Fortaleza. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-CE), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faec), o Sindicato Rural de Ibaretama e a Prefeitura deste Município assinaram, ontem, termo de cooperação técnica com vistas a implantação do Programa Secretaria Eficiente.

O convênio visa dotar as secretarias municipais de Agricultura de condições propícias para funcionamento eficiente, auxiliando na estruturação e planejamento de ações para promover o fortalecimento do setor agropecuário no Município e criar formas de estimular o consumo da produção local. O Senar Nacional aportará uma verba de R$ 50 mil para Ibaretama.

O projeto foi criado pela Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e deverá beneficiar, na primeira fase, 20 municípios brasileiros, onde o Ceará foi incluído. Para o presidente da Faec, José Ramos Torres de Melo Filho, essa é uma vitória do Estado.

Estiveram presentes à assinatura, o prefeito de Ibaretama, Francisco Edson de Moraes; o secretário de Agricultura, Carlos Bezerra; o presidente da Faec, José Ramos Torres de Melo Filho; e o superintendente do Senar-CE, Flávio Viriato de Saboya Neto. Trinta e oito municípios também tiveram representantes de sindicatos e secretários municipais de Agricultura.

O prefeito de Ibaretama classificou o momento importante para o crescimento do segmento do agronegócio em sua cidade, destacando que no Município a agricultura é prioridade, pois a cidade vive da produção rural. "As grandes cidades incham porque as pequenas não estão valorizando o trabalho do produtor e, na qualidade de produtor, eu sei medir a importância", disse. Já o secretário Carlos Bezerra vê o Programa Secretaria Eficiente como uma oportunidade de ter um projeto e poder implantar ações que tragam o desenvolvimento sustentável de forma planejada.

Etapas

Flávio Saboya explicou que o programa será desenvolvido durante um ano, compreendendo três fases. A primeira é a elaboração de um plano de ação, a segunda prevê o diagnóstico com o levantamento das deficiências e eleição das prioridades e, finalmente, a terceira fase com a elaboração e execução do projeto executivo. "Isso vai ajudar, em muito, os gestores a planejarem de forma eficiente o desenvolvimento da agropecuária em suas cidades, informando, inclusive, que será estruturado um programa de compra governamental". Os secretários municipais terão ajuda de um técnico do Senar-CE, que poderá auxiliá-los sobre a gestão ambiental das cidades.

Iniciativa

Na ocasião, o coordenador Técnico do Senar-CE, Paulo Remígio, fez explanação do Programa Negócio Certo Rural, de capacitação, gratuito, de curta duração, em planejamento e administração de pequenos negócios, para produtores rurais. A coordenadora de Promoção Social do Senar-CE, Kely Claudio, destacou os projetos como Útero é Vida, que leva o exame de Papanicolau às mulheres da zona rural e que já esteve em cinco municípios do Estado.
Fonte Diário do Nordeste.

Pindoretama, SEBRAE, BNB E SENAR-CE já estão desenvolvendo juntamente com APLAP(Associação dos Produtores de Laticínio e agricultores de Pindoretama) capa citação com os agricultores visando uma maior profissionalização dos setores produtivos bem como o aproveita ao máximo os recursos existentes nas propriedades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário