segunda-feira, 31 de maio de 2010

ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL. NO ANO DA COPA, MARQUE ESSE GOL.



VAMOS ENTRAR EM JUNHO COM ESSE COMPROMISSO.

12 de junho de 2010 é o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil. O Dia Mundial será uma oportunidade para darmos seguimento ao que foi iniciado na Conferência realizada nos países Baixo em maio, promovendo em nível mundial o movimento para eliminar o trabalho infantil.
Algumas das resoluções propostas na Conferencia e que serão trabalhadas são:
• Combater as piores formas de trabalho infantil;
É intensificar o combate as piores formas de trabalho para as crianças, tais como o uso de crianças em escravidão, trabalhos forçados, tráfico, servidão por dívida recrutamento militar e conflitos armados e demais serviços oriundas desses contextos. Entretanto, essa meta só vai ser alcançada se as autoridades políticas, sociedade e entidas não governamentais desenvolverem medidas, programas que além de combater e erradicar esses serviços, também possa proporcionar a essas crianças o incentivo a leitura, a educação e na adolescência a sua profissionalização.
• Aumento dos esforços para a redução da pobreza no mundo, a proteção social e à educação.
Combater a pobreza é parte essencial para a eliminação do trabalho infantil e isso só se faz, implementando políticas que garantam aos adultos empregos e boas condições de trabalhos. implementar politicas de transferência de rendas, de forma que o combate ao trabalho infantil, esteja diretamente relacionado com a educação básica de qualidade e a melhoria nas condições de vida das familias.
• Firma um compromisso político e popular para a erradicação do trabalho infantil.
É procurar parcerias, governo e iniciativa privada; organizações de empregadores, pois dentro de um contexto existente, é essencial a parceria entre esses ícones, haja visto que há legislações especificas como a lei do menor aprendiz que os governos tem que ter essas parcerias com empresas e isso pode acontecer de forma mais sistemática nos municípios. O que sem dúvida é um mecanismo de erradicação do trabalho infantil, visto que os jovens com 16 anos podem ser estagiários e remunerados de acordo com a legislação, o que sem dúvida proporcionada um melhor desenvolvimento profissional quando adulto.
FONTE: MTE - OIT

Nas escolas públicas do município de Pindoretama-Ce é desenvolvido o projeto PETECA, que visa conscientizar alunos e comunidade da importância da erradicação do trabalho infantil através da educação. Em Pindoretama em Junho haverá apresentações nas escolas direcionados a alunos e toda comunidade a respeito do tema. Na ESCOLA REGINA ALBINO os trabalhos estão sendo desenvolvidos e serão apresentados dia 02 de junho de 2010 com a participação dos alunos, grupo gestor, da comunidade e todo corpo docente da Escola Regina Albino juntamente com os coordenadores local do projeto PETECA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário