sábado, 23 de outubro de 2010

CENSURA À IMPRENSA Mais críticas ao projeto da criação de Conselho.

Um dia após os inúmeros protestos contra o projeto de indicação que sugere a criação do Conselho de Comunicação do Ceará, aprovado na Assembleia Legislativa, terça-feira, deputados voltaram à tribuna, ontem, para criticar a proposta da deputada petista Rachel Marques. Os parlamentares reclamam da tentativa de "cercear" a imprensa e garantem que este é um dos planos do PT para "controlar a mídia" nacional.

Ausente da sessão de quinta-feira, em que seus colegas levantaram protestos contra a criação do Conselho, o deputado Luiz Pontes (PSDB) foi ontem à tribuna da Assembleia Legislativa registrar seu "repúdio" ao projeto de indicação.

A proposta, como mostrou a edição de ontem do Diário do Nordeste, foi aprovada em plenário por unanimidade em função da falta de atenção da maioria dos deputados que não costumam ler o avulso de propostas a serem votados, como alguns deles afirmaram. Por conta disso, um grupo de deputados chegou a reclamar e pedir que retirassem seus nomes da lista de votantes dois dias após a apreciação da matéria, o que não é possível.

Durante seu pronunciamento, Luiz Pontes ainda disse que não existe uma "cultura de denuncismo" no Estado, como tentam pregar alguns petistas, e revelou ainda que a ideia não deve ter nascido apenas da deputada Rachel Marques, já que em outros Estados o PT também tenta emplacar a proposta.

Além disso, outros deputados também renovaram seus discursos contra a possível criação do Conselho. Fernando Hugo, quem levantou a discussão, na última quinta-feira, garantiu que não vai deixar de criticar iniciativas como essa e chegou a dizer que em função da postura crítica que adota na Assembleia, vem recebendo "ameaças" por telefone.
O tucano revelou que a ideia de criar um Conselho de Comunicação do Ceará está no programa do PT, assim como está o tema da descriminalização do aborto, e afirmou que a sugestão da deputa Rachel Marques, ausente na sessão de ontem, é uma tentativa de "castrar a imprensa".

O deputado Cirilo Pimenta (PSDB) também postou-se contra a ideia do Conselho e fez críticas ao PT por conta do assunto. Ele afirmou que os petistas foram quem mais "se utilizaram da imprensa" nos momentos difíceis e garantiu que, se consultada, 90% da sociedade será contra a proposta.

O líder do Governo na Assembleia, deputado Nelson Martins (PT), voltou a afirmar que o projeto de indicação é apenas uma sugestão ao Executivo, que decide se transforma ou não em projeto de lei. "Eu não acredito que nenhum deputado que votou a favor desse projeto tenha o objetivo de cercear a liberdade da imprensa", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário