domingo, 24 de outubro de 2010

Jovens são agentes ambientais

Com destaque para o protagonismo juvenil, o Projeto Agente Ambiental sensibiliza e conscientiza população

Ibiapina - Uma ideia, agente ambiental, que foi transformada em projeto. A partir do próximo ano, será oficializado como a mais nova conquista deste Município, localizado na Serra da Ibiapaba, e que conta com ricas paisagens naturais. O projeto piloto busca oferecer uma consciência ecológica aos jovens estudantes que, por sua vez, se tornarão agentes multiplicadores do conhecimento ecológico e da preservação da natureza, repassando tais conhecimentos e práticas para a sociedade.

O Agente Ambiental, segundo seu idealizador, o secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade do Município, João de Freitas Lopes, objetiva desenvolver entre os jovens o exercício da cidadania, propiciando uma vida saudável à sociedade presente e futura.

O projeto está vinculado diretamente à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e conta como parceira na iniciativa a Secretaria de Educação. "O nosso objetivo é conscientizar a sociedade da importância de combater a poluição, por isso veio a ideia de criar o Agente Ambiental, recrutando alunos da rede de Ensino Municipal", disse o secretário João de Freitas Lopes.

Ele adiantou que os alunos participantes do projeto foram selecionados nas suas respectivas escolas para atuarem junto à comunidade onde vivem, a fim de criar hábitos conscientes de defesa do meio ambiente.

"O projeto Agente Ambiental é também uma forma de capacitar os alunos integrantes para um desenvolvimento sustentável, ao mesmo tempo em que praticam exercício da cidadania", disse.

A ação visa, inicialmente, criar nos estabelecimentos de ensino de maior porte, grupos de alunos voluntários, no mínimo dez por escola. Os próprios componentes do grupo estão sendo capacitados para desenvolver um trabalho de educação ambiental junto à comunidade em que está inserida. "O nosso trabalho começa dentro da escola com palestras e aulas teóricas. Depois vamos para casa onde aplicamos tudo que aprendemos e, em seguida, reunimos a comunidade em debates e ações que mostram como melhorar o meio ambiente", disse Pâmela Cristina Silva Costa, aluna do 6º Ano, da Escola Sofia Matos.

Capacitação

O projeto capacitou 60 estudantes da rede pública de Ibiapina. A aluna Erilânia Martins conta que, desde que entrou no projeto, sua visão sobre o meio ambiente começou a mudar. "Muitas coisas podem ser feitas e todo mundo pode ajudar para que isso aconteça. Você pode evitar jogar lixo no chão, por exemplo", disse.

O despertar para envolver a comunidade, segundo Freitas Lopes, partiu depois que um dos grupos foi chamado para um dia de ação no Rio Jaburu, principal afluente da cidade. "As pessoas estavam lavando roupa no rio, viram aquilo e uma delas chegou a dizer: não foram eles que sujaram e estão limpando! Por que a gente não faz o mesmo. Daí vimos que era importante inserir a comunidade no projeto", comentou o secretário.

Ele avalia que o Município ainda tem um déficit muito grande no que diz respeito à consciência ambiental, e principalmente quando se trata de gestão de resíduos sólidos. E por isso, o projeto vai "levar informações do processo de defesa do meio ambiente a 100% dos moradores das áreas trabalhadas", destaca.

Silvia Andressa de Sousa Costa conta que tem se esforçado para conscientizar as pessoas a respeito da legislação ambiental. "Fico contente por poder ajudar as pessoas e a natureza".

Entre as ações desenvolvidas pelos Agentes Ambientais de Ibiapina pode-se destacar o incentivo à participação individual e coletiva, permanente e responsável, na preservação do equilíbrio do meio ambiente, estendendo-se à defesa da qualidade ambiental como um valor inseparável do exercício da cidadania. Realizar mutirões e atividades de educação ambiental, conservação, preservação, proteção ao meio ambiente, como nas Unidades de Conservação e demais áreas protegidas.

Paralelo ao Agente Ambiental, a Semas está desenvolvendo o projeto da Sacola Ecológica. "Diminuir o uso de sacolas plásticas é outro desejo nosso. Por isso estamos levando às pessoas a substituí-las por sacolas ecológicas, de uso constante. Sacola plástica representa um custo com a saúde no combate à doenças causadas pela poluição", avalia Freitas Lopes.

Enquete
Importância

"O projeto Agente Ambiental é também uma forma de capacitar os alunos integrantes para o desenvolvimento sustentável."

JOÃO DE FREITAS LOPES
Secretário da Semas de Ibiapina

"O importante, agora, é tentar conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação do meio ambiente."

ISABELE LIRA
17 anos
Agente Ambiental

"Estou fazendo a minha parte e espero envolver, agora, as outras pessoas que moram no meu bairro nas ações do projeto."

Nataline Pinto
16 anos
Agente Ambiental

MAIS INFORMAÇÕES

Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas)

Rua Prefeito Pedro Araújo, 912, Centro

(88) 3653.1414

PREMIAÇÃO
Iniciativa pode contribuir na conquista do Selo Verde

Este Município vem participando do programa estadual Selo Município Verde que está na sua sétima edição. Criado pela Lei Estadual N.º 13.204/2003, o Selo Município Verde dispõe de três categorias de premiação: A B e C. Esse sistema de avaliação é definido pela gestão, mobilização e desempenho ambiental. Questionário de avaliação de questões, como legislação ambiental, infraestrutura, saúde pública, biodiversidade e educação ambiental fazem parte das etapas de seleção. Desde a sua implantação nenhuma cidade conseguiu obter desempenho em todas as avaliações para a premiação A.

No ano passado, 139 municípios se inscreveram no programa e 27 foram certificados. Apenas duas cidades da região da Ibiapaba, foram contempladas com a certificação do Selo Município Verde 2009, Croatá e Ibiapina. Esses Municípios receberam a certificação na categoria B. Na avaliação do secretário da Semas, João de Freitas Lopes, a educação ambiental para os estudantes tem sido a mola mestra para novas conquistas nessa área. "Temos uma meta para 2012, alcançar todas as 27 escolas municipais, afim de que a Educação Ambiental chegue a 100% da sociedade ibiapinense até novembro de 2012".

Este ano, 140 municípios se inscreveram no Selo Município Verde 2010. Do total, 104 continuam na disputa. A última etapa acontece em dezembro quando serão conhecidos e premiados os municípios vencedores.

Implantação

O Programa Selo Verde foi implantado pelo Governo do Estado em 2004, através do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam). De acordo com o Conpam, o programa tem o propósito de despertar o interesse nas gestões municipais com a questão do meio ambiente.

Em 2010, o programa realizou vários seminários regionais no interior do Estado, para a mobilização e a sensibilização dos Municípios para a participação no Selo Verde, que pretende identificar, anualmente, as cidades que atendam critérios de conservação e uso sustentável dos recursos naturais, promovendo melhor qualidade de vida para a população local.

O Programa Selo Verde, além de incentivar as municipalidades a implementarem políticas públicas ambientais, também procura inserir o meio ambiente dentro das discussões de todas as instâncias da sociedade.

O Ceará é o Estado brasileiro que, proporcionalmente, dispõe de mais Conselhos Municipais de Defesa do Meio Ambiente em funcionamento e/ou órgãos assemelhados, perfazendo um total de 151 municípios.

MAIS INFORMAÇÕES

Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam)

Rua Osvaldo Cruz, 2366, Dionísio Torres - (85) 3101.1233

Wilson Gomes
Colaborador

FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE -

Nenhum comentário:

Postar um comentário