segunda-feira, 12 de abril de 2010

A MÚSICA COMO DISCIPLINA OBRIGATÓRIA.

Todas as escolas públicas e particulares do Brasil deverão acrescentar mais uma disciplina em sua grade curricular até 2011. A lei nº 11.769, de 18 de agosto de 2008, modifica a lei de Diretrizes e Bases da Educação(LDB), de 1996. Com a alteração, a música passa a ser obrigatória na Educação Básica.
O ministério da educação (MEC) recomenda que sejam trabalhados os contos cívicos nacionais, até dos sons de instrumentos de orquestras, regionais e folclóricas e que outras artes sejam integradas.
A ciência explica: a música exerce uma importante influência sobre a subjetividade, os desejos e os comportamentos humano, pois provoca sensações, estado de ânimo, emoção, relaxamento ou excitação que melhoram a sensibilidade, a memória e a concentração dos alunos trazendo benefícios para o processo de ensino-aprendizagem. A música estimula áreas do cérebro que iram beneficiar o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, além do raciocínio lógico. Portanto utilizar-se da música na escola é uma forma de musicalizar a aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário