segunda-feira, 12 de abril de 2010

VOCÊ NÃO PODE PERDER A 9ª BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DO ESTADO DO CEARÁ.

9ª Bienal Internacional do Livro do Estado do Ceará homenageia a escritora Raquel de Queiroz. A impressionante escritora cearense representa a força da escrita feminina do nordeste. Natural de Fortaleza, ela nasceu em 17 de Novembro de 1910. Aos cinco anos demonstrou precoce aptidão as letras onde leu o romance Ubirajara. Aos 15 anos, formou-se professora pelo Colégio Imaculada Conceição e aos 17 anos começou a escrever crônicas para o jornal “O Ceará”. Aos 20 anos, publicou o romance O QUINZE (a obra refere-se à seca de 1915). Em março de 1931 recebeu o prêmio da fundação GRAÇA ARANHA. No mesmo ano a autora ajudou a fundar o Partido Comunista do Ceará.
Foi à primeira mulher eleita para a ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS (CADEIRA Nº 5). Recebeu o prêmio MACHADO DE ASSIS, em 1957, pelo conjunto de sua obra. Também foi a primeira mulher contemplada com o prêmio CAMÕES, que equivale ao Nobel da língua portuguesa, no ano de 1993.
Morreu em 04 de novembro de 2003, vitima de problemas cardíacos.
A 9ª Bienal Internacional do Livro do Estado do Ceará que se realizará de 09 a 18 de abril, no Centro de Convenções de Fortaleza, será um resgate a riquíssima obra de RAQUEL DE QUEIROZ. O evento tem como tema principal: “O livro e a Leitura dos Sentimentos do Mundo”. A Bienal conta com a participação da Secretaria de Educação do Estado(SEDUC). Outro momento especial será o lançamento da 2ª coleção “PAIC, Prosa e Poesia”, que vem incentivando a leitura e à escrita nos 184 municípios do Estado do Ceará.
A Bienal contará com oficinas, lançamento de livros, seminários, palestras, declamações, saraus e o encontro entre escritores e o público em geral.
Link para maiores informações: http://www.secult.ce.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário