terça-feira, 6 de abril de 2010

TRÂNSITO NO CEARÁ UM DOS MAIS VIOLENTOS DO PAÍS.

O feriado da Semana Santa no País foi bastante violento no trânsito, e isso se refletiu nas estradas do Ceará. Durante o período do feriado, as policias rodoviárias (PRF) e (PRE) registraram 98 acidentes, 87 feridos e dez mortes. Número 42,8% maior em relação ao feriado de 2009.A maioria dos acidentes aconteceram nas BR que cortam o estado, motivos como a imprudência. foram registrados 06 óbitos e foi exatamente esse número que colocou o estado do Ceará cem 5º lugar entre os estados mais violentos no transito.
Nas rodovias estaduais, houve redução de 17,85% no total de acidentes em relação ao ano passado. Entretanto um fato que chamou atenção foi a falta de respeito as normas de segurança no transito. Uma das tragédias aconteceu na CE-274, em Canindé. Um condutor saiu do veículo para realizar o exame de bafômetro e o passageiro tomou a direção, saiu em disparada onde vitimou duas pessoas.
O caus ta formado no Ceará e no Brasil como um todo e os fatores que contribuem para esses índices alarmantes são:
1-Aumento do número de veículos nas cidades e conseqüentemente nas estradas;
2-Falta de melhoria nas vias rodoviárias e nas ruas das principais cidades;
3-Falta de políticas na área de trânsito. O trânsito hoje é um problema de educação, Segurança e Saúde Pública;
4-Falta de ação por parte do governo em promover uma matéria específica sobre o assunto na grade curricular das escolas;
5-A questão da preparação do condutor, o que se percebe, é que o condutor é instruído para tirar
a carteira e não para encarar um transito confuso, caótico
6- A quatão da municipalização do trânsito, onde muitos municípios não cumprem esse papel e como não há fiscalização nas cidades, esses condutores adentarm as rodovias da mesma forma como se estivessem em um trânsito urbano, e muitas vezes sem habilitação. E isso também tem contribuido muito para o aumento alarmante esses indices. E ai está o problema de tantos acidentes nas estradas, os motoristas são acostumados a conduzir veículos nas cidades e nas estradas a coisa é diferente. Algo tem quê ser mudado.
7- Ai junta-se a tudo isso: a falta da municipalização do trânsito, a falta de orientação nas escolas e falta de preparação dos condutores em condução nas rodovias. Tá instalado o CAUS.
Outro ponto e a questão da abordagem nas blitz sem nenhum critério, o fiscal de trânsito ou o guarda ta vendo que muitas vezes o condutor não tem necessidade do uso do bafômetro, e assim mesmo é convidado a fazer o teste, sob pena de ter sua carteira apreendida e ser multado. Pra que? Só pra ter estatística para apresentar? E multas para o estado arrecadar? E o fim para que se propõem a segurança no transito está sendo alcançado? É isso que os governantes têm que avaliar. Enquanto isso, com certeza há infratores passando despercebido. Hoje mesmo, no posto policial da PRE em Aquiraz, fui abordado três fezes conduzindo o mesmo carro uma camionete com sub grade, difícil haver duas iguais.
Então tem que ter critérios. Enquanto o governo não encarar o trânsito como um problema principalmente educacional, vamos carregar esse carma. E enquanto os condutores não forem preparados para conduzir veículos em estradas, esse processo não mudará, pelo contrario só aumentará. Pois sabemos que há uma grande diferença entre condução urbana e rodoviária.

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