sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

GRIPE SUINA, VIRUS H1N1

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, tentado tirar o foco de uma possível epidemia da gripe “A”, querendo fazer uma comparação com a gripe comum e tenta descaracterizar a epidemia informando que a gripe comum é mais grave e mata mais, segundo dados do Ministério da Saúde divulgados recentemente, informam que o país tem mas de 850 casos da doença. E que em 2006 morreram no Brasil, de a gripe comum, 70 mil pessoas.

O que revela o que já sabemos, que o Brasil é um país de doentes, e com um SUS falido, incapaz de solucionar problemas simples como gripes, onde vamos parar?
Nesse contexto segundo autoridades da saúde, a gripe comum é um problema muito mais sério de saúde pública do ponto de vista de mortes do que a gripe”A”.
Segundo o ministro da saúde, a grande maioria dos casos de gripe “A” no país são de natureza leve e podem ser atendidos e orientados inclusive pelos planos de saúde, por unidades de atendimento ambulatorial do SUS
Segundo o governo, somente passarão por exames laboratoriais pacientes considerados graves ou vindo de áreas com surtos localizados. Ora isso é um contra senso, se a doença se parece com a gripe comum, porque não fazer teste em pacientes que os médicos julgarem suspeitos da doença?
Os sintomas
A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.
Diagnostico.
O diagnostico da gripe “A” é necessário que se pegue uma amostra respiratória. Precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias, quando a pessoa infectada espalha vírus. O material é examinado em laboratório.
Tratamento
Repouso, e os antigripais Relenza e Tamiflu, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático
Portanto cuide-se e esteja atento se seu organismo sente algum sintoma de gripe, procure o médico, e lembre-se a saúde é um dos nossos maiores bens, e o bem está dela depende de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário