segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

VIATURA AOS PEDAÇOS EM PINDORETAMA

Lanternas e para-brisa quebrados, ferrugem consumindo toda a lataria e até mesmo um pedaço de madeira improvisado no piso do veículo para evitar a queda do motorista e passageiros. Não trata-se de um automóvel abandonado em um ferro velho, mas sim da viatura que “reforçou” o policiamento da cidade de Pindoretama, a 50 quilômetros de Fortaleza, durante a Operação Carnaval.

De acordo com denúncias, que incluem fotografias, no período momino, quando foram empregados 3.506 policiais militares para a Operação em todo Ceará, PMs daquela cidade enfrentaram dificuldade para circularem com o veículo nas ruas e atuarem no combate ao crime.
Para um policial, que preferiu não identificar-se, o pior de tudo foi saber que enquanto tinham uma Parati “caindo aos pedaços” para o policiamento da cidade, dois veículos Troller novos, pertencentes à PMTur, estavam estacionados no pátio do quartel de Pindoretama e sem uso. “Pedimos a autorização para usar outro veículo para atender as ocorrências, mas foi negada pelo fiscal do Comando de Policiamento do Interior [CPI]. Pergunto: qual motivo dos policiais não utilizarem viaturas à serviço da segurança pública, já que todos são PMs habilitados para conduzir aqueles veículos ”, revelou.
A operadora de telemarketing e moradora da cidade, Edite Ferreira, afirmou que o descaso é total. “São muitos crimes e a maioria deles ficam impunes. Aqui costumava ser tranquilo, mas com o avanço da criminalidade, principalmente com a chegada do crack, que tem atingido cada vez mais os nossos jovens, a nossa realidade foi piorando”. A moradora afirmou não estar surpresa com as condições de trabalho dos policiais de Pindoretama. “Assim fica difícil correr atrás de bandido”, lamentou.

COMANDO JUSTIFICA

De acordo com o comandante do CPI, coronel Francisco Araújo, quem quer trabalhar trabalha até a pé. “Onde já se viu um carro sem chão”, indagou ao ser informado do pedaço de madeira na viatura para que os policiais não caíssem.
Segundo o coronel, os veículos da PMtur são específicos para praia e só podem ser utilizados pelos policiais da PMTur, ao justificar o motivo do pedido de uso dessas viaturas ter sido negado. “Eles não têm o treinamento adequado para dirigir um Troller. Poderiam até causar acidente, ferir alguém, danificar o carro e dar prejuízo para o Governo”, ponderou.
Já o comandante da PMTur, em Pindoretama existe apenas uma viatura da PMTur, que nem é de lá. É da praia do Batoque, que fica guardada no município por ser o mais próximo, assim como a viatura da cidade de Caponga. Segundo ele, as viaturas são usadas para um policiamento específico, mas em questão de urgência pode ajudar. “Esse é um carro diferente e tem que ser usado para o local do qual foi destinado. Funcionam de 9 às 17 horas. Essa viatura não poderia ser emprestada porque é a mesma coisa de chegar para um outro colega e pedir sua arma para cobrir um plantão”, contou.
FONTE JORNAL O ESTADO.

Comentário do BLOG:
A justificativa do comando é no mínimo revoltante, pois como pode um comando usar a expressão “quem quer trabalhar trabalha até a pé.” “Onde já se viu um carro sem chão” pois Sr. comandante que acha que sabe tudo, venha até Pindoretama e veja, a viatura aqui realmente não tem chão. E depois, como querer uma tropa motivada andando em uma viatura sem chão enquanto há dois chipp’s parados no pátio?


E essa de dizer que os policiais não têm treinamento para conduzir viaturas desse tipo, não convence comandante, pois se precisa de treinamento, então os treine, estamos falando de logística adquirida com recursos públicos que tem que está a serviço do povo e não submetidos às vontades do Estado. A população de Pindoretama não aceita mais desculpas por parte do governo a respeito da viatura nova que nunca chegou para o destacamento. Já foi entregue oficio no comando geral, temos protocolo, temos registro de reuniões do CCD’S na SSPDC sobre essa viatura e o povo não entende porque a viatura não vem para Pindoretama.

O Sr. Comandante que dei essa declaração pode nos dá uma posição, pois só assim, os nossos policias não andaram mais em viaturas como a que está a disposição no momento, “SEM CHÃO”.

NOTICIUO-SE A FUGA DE DETENTOS DO PRESIDIO DE Itaitinga, mas as autoridades talvez não estejam sabendo da fuga que ocorreu aqui em Pindoretama dia 14/02/2010(sábado de carnaval). Mas como a policia ir atrás de bandido perigosos, inclusive estuprador, sem viatura, apenas com uma “sem chão”? Isso deveria ser respondido. Pois a mãe da vítima de estupro, foi a delegacia e segundo ela, disseram que não estavam oficialmente sabendo de nada, foi no fórum e os servidores não sabiam de nada oficialmente, pois como a cidade é pequena, sabia-se só dos comentários, passou no presídio e o carcereiro lá não se encontrava, estava para o almoço segundo um dos detentos que ficam no portão observando toda a rua, já que a cadeia é no centro da cidade. E sobre o carcereiro do dia da fuga, segundo informações de populares está trabalhando normalmente, e as causas da fuga alguém sabe dizer se está sendo investigada?

Já pensou se toda semana acontece uma fuga nos presídios cearenses? Em duas semanas acorreram dois.

Então Pindoretama tão pequena e cheia de problemas assim, ai podemos ver como está este estado cearense, deve está uma penúria. E as autoridades se resumem a dá justificativas infundadas para população. Cadê o governador? E a população pergunta: a quem recorrer?

Nenhum comentário:

Postar um comentário