quarta-feira, 10 de março de 2010

Relatório defende registro de candidato "ficha-suja"

Relatório sobre o projeto de iniciativa popular que proíbe a candidatura dos políticos “fichas-sujas” será apresentado hoje na comissão especial da Câmara com um texto mais flexível. A proposta do relator, deputado Índio da Costa (DEM-RJ), é tornar inelegível aqueles condenados por um colegiado. O projeto original, apresentado em 2009 com 1,5 milhão de assinaturas, previa a inelegibilidade para os condenados em primeira ou única instância ou para aqueles que tivessem contra si denúncia recebida por órgão judicial colegiado.

Pela proposta original, se um único juiz condenasse prefeito ou vereador, por exemplo, eles não poderiam se candidatar. Com a mudança, porém, estes podem ser condenados por esse primeiro juiz e continuar concorrendo. Só perdem o direito quando forem condenados por um colegiado na segunda instância. Deputados e senadores são julgados diretamente no STF (Supremo Tribunal Federal), em decisão única.
A pressão de congressistas de todos os partidos, no entanto, fez o relator flexibilizar o texto. “Foi a opinião da maioria, achamos que assim tem mais chance de ser aprovado”, disse. Segundo ele, os crimes em questão são os dolosos, como enriquecimento ilícito, tráfico de drogas, crimes contra a dignidade sexual, entre outros.
APROVAÇÃO FINAL
O texto a ser apresentado amanhã na comissão ainda pode sofrer modificações antes de seguir para o presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB-SP). A ideia é que a redação final seja votada no plenário em abril. Depois, ele ainda precisa seguir para o Senado.

Em seu texto, Índio da Costa também diz que políticos que renunciarem ao cargo para se livrar de denúncias em qualquer fase do processo perdem o direito de se candidatar. Atualmente, um deputado ou senador, por exemplo, só perde seus direitos políticos se renunciarem após a instalação do processo no Conselho de Ética.
FONTE: JORNAL O ESTADO
Mais uma vergonha NACIONAL E COLETIVA por parte desse que estão em Brasilia. É preciso que se divulgue os nomes desse que são a favor da FICHA SUJA para que nas eleições esses sejam definitivamente retirados do poder. Esse país precisa mudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário