quinta-feira, 18 de março de 2010

SÃO JOSÉ, PAI DE JESUS CRISTO PADROEIRO DE CEARÁ.

São José figura na infância de Jesus e é descrito com um homem justo. Mateus descreve os pontos de vista de José e Lucas descreve a infancia de Jesus com José.
José é descendente da casa real de David.
Ele foi visitado por um anjo que o informou Maria estava com um filho e que o filho era do "Sagrado Espirito Santo". Ele tomou Maria e a levou para Belém para que o salvador nascesse nessa cidade, que hoje é sagrada. Como bom pai, estava presente no nascimento de Jesus. Jesus ao se aproximar de fazer dois anos, José foi avisado de novo, por um anjo das intenções do Rei Herodes em exterminar as crianças que tivessem essa idade. José então levou sua família (Maria e Jesus) para o Egito. Eles só voltaram a Nazaré quando outro anjo, apareceu de novo a José, avisando da morte de Herodes. José devotou sua vida a criar Jesus e estava cuidando da ovelhas e de Maria quando os reis magos chegaram. Defendeu o bom nome de Maria e Jesus Cristo o chamava de pai e queria ser conhecido como filho de José. Ele levou Maria e Jesus para visitar o templo e apresentar Jesus a Deus no templo. E juntamente com Maria ficou preocupado quando Jesus teria se perdido no templo, isto quando Jesus tinha 12 anos.
de acordo com as escrituras, a ultima menção feita a José pai de Jesus, nas Escrituras Sagradas é quando procura por Jesus no Templo de Jerusalém. Os estudiosos das escrituras acreditam que ele já era um velho e morreu antes da Paixão de Cristo.
No dia 19 de Março o estado do Ceará celebra o dia de São José, e tem o santo como seu padroeiro é dia especial para os sertanejos cearenses, a data representa mais do que uma data santificada, mas um dia que representa a esperança de um bom inverno a cada cearense e nordestino, que espera chuva no dia especial.
Segundo as crenças do homendo campo, chover no dia de São José é sinal de colheita farta, onde todo o sertanejo que tem fé em um futuro melhor espera a água cai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário