sábado, 13 de novembro de 2010

Biodiesel: SAF/MDA seleciona projeto para atender agricultores

" O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), abre nesta quarta-feira (10), inscrições para Concurso de Fomento a Participação da Agricultura Familiar na Cadeia Produtiva do Biodiesel. O objetivo é selecionar projeto para definir soluções gerenciais tecnológicas e implementá-las em empreendimentos coletivos de agricultores familiares. Serão utilizadas Metodologia de Assistência Técnica em Organização, Gestão, Produção e Comercialização para empreendimentos da Agricultura Familiar (MAT-Gestão).
O projeto selecionado irá atender 37 empreendimentos inseridos no Programa Nacional de Produção e Uso Sustentável do Biodiesel (PNPB), nos estados da Bahia, Ceará, Sergipe, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O projeto beneficia 18 mil agricultores familiares. As inscrições vão até 24 de novembro e o edital e os anexos do concurso encontram-se disponíveis no endereço:
http://www.mda.gov.br/portal/saf/programas/biodiesel/3762497
Poderão participar instituições qualificadas como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), sendo recomendável que estejam previamente cadastradas no Sistema de Ater Pública (SIATER), nos estados que são objeto do concurso. Para apresentação das propostas, as instituições deverão acessar o Portal de Convênios (SICONV), no endereço: www.convenios.gov.br, e incluir a proposta no programa 4900020100108.

Para o diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor da Secretaria da Agricultura Familiar do MDA (SAF/MDA), Arnoldo de Campos, o objetivo com a seleção do projeto é melhorar a qualidade da gestão das cooperativas de agricultura familiar inseridas da cadeia produtiva do biodiesel e prepará-las para o desafio do crescimento. Segundo Campos, em 2006, eram quatro cooperativas de agricultores no Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB). Três anos mais tarde, em 2009, este número cresceu para 42 cooperativas que, naquele ano, responderam por 64% das vendas de oleaginosas dos agricultores familiares para o Programa, totalizando cerca de R$ 677 milhões comercializados.

O diretor informa que a SAF/MDA irá capacitar, a partir de março de 2011, os técnicos que irão executar o projeto para a aplicação da MAT-Gestão. Estão previstas cinco oficinas para a capacitação."

Moderadora do Portal EaD SENAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário