quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Ceará será primeiro estado a integrar o Plano Nacional de Banda Larga

O Cinturão Digital, programa do Governo do Estado, cujo objetivo é levar internet de alta velocidade para 82% da população urbana, será a primeira rede estadual a integrar-se ao Plano Nacional da Banda Larga (PNBL), programa do Governo Federal que prevê a universalização da internet rápida no país.

Implantado três anos antes do PNBL, utiliza a mesma tecnologia. A solução tecnológica está nos cabos de fibra ópticas que possibilita um acesso de alta velocidade não importando a distância, seja de Fortaleza até um município vizinho ou mesmo até a Europa, a velocidade será a mesma.

Para a população o acesso se dará por meio dos equipamentos de inclusão digital instalados pelas prefeituras, Governo Estadual, Governo Federal ou órgãos do terceiro setor, que podem ser Centros de Inclusão Digital e Telecentros. Em pouco tempo a população terá também acesso direto a Banda Larga de alta velocidade a um custo inferior ao que se oferece hoje.

A fase de lançamento dos cabos ópticos está na reta final. Portanto, 47 municípios já possuem fibras passando em sua sede ou próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário