terça-feira, 30 de novembro de 2010

Incluir beneficiários de programas sociais no mercado de trabalho é desafio para América Latina

Rio de Janeiro - O desenvolvimento de políticas públicas capazes de incorporar os beneficiários de programas de transferência de renda ao mercado de trabalho é um dos principais desafios dos países da América Latina na área do desenvolvimento. A avaliação foi feita hoje (30) pelo especialista em proteção social da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Vinicius Pinheiro. Para ele, os governos da região precisam vencer essa lacuna para garantir à população mais pobre a conquista de empregos de qualidade.

“Essa é uma lacuna que ainda existe na maioria dos programas de transferência de renda, como o Bolsa Família ou o Programa de Benefícios Familiares da Argentina. O que percebemos é que as pessoas acabam recebendo o benefício passivamente. O grande desafio é incorporar políticas de emprego que coloquem essas pessoas para trabalhar em setores em que haja demanda de mão de obra na região, como turismo e construção civil”, afirmou o especialista da OIT, que participou hoje (30), no Rio de Janeiro, da abertura do Seminário sobre Políticas Públicas Intersetoriais: Proteção Social, Trabalho e Emprego. O encontro, que vai até amanhã (1º), é promovido pelos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Trabalho e Emprego (MTE) e Organização dos Estados Americanos (OEA).

Segundo Vinicius Pinheiro, para vencer esse desafio, os governos precisam investir na qualificação dessa parcela da população e desenvolver políticas de inserção com incentivos às empresas da iniciativa privada para que absorvam os novos profissionais.

“O governo é o principal contratante de serviços de todos os tipos, como obras públicas. Então, ele pode incentivar as empresas que prestam serviços a contratar, por exemplo, beneficiários do Bolsa Família”, acrescentou.

A ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, que também participou da abertura do encontro, destacou os avanços do país nos últimos anos no esforço de promover a inclusão social e lembrou que o Bolsa Família garante renda mínima a 12,7 milhões de brasileiros. Para ela, investir na qualificação, especialmente de jovens, também é fundamental para alavancar os ganhos promovidos pelas políticas de transferência de renda.

“Esse é um tema comum para os países da região. A formação e qualificação profissional para famílias com maiores vulnerabilidades é o que vai permitir o acesso, pela primeira vez, de pessoas ao mercado tanto formal quanto informal”, disse.

Ela também enfatizou que a presidenta eleita, Dilma Rousseff, terá pela frente o desafio de ampliar as políticas sociais implementadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sob a ótica da diversidade, ajustando as iniciativas para contemplar de maneira mais efetiva mulheres, jovens, indígenas, quilombolas entre outros.

AGENCIA BRASIL

NOTA DO BLOG PINDORETAMA DE TODOS NÓS

AQUI EM PINDORETAMA ESSE OBJETIVO JÁ ESTÁ SENDO ALCANÇADO PELOS AGRICULTORES, ATRAVÉS DE CURSOS DE CAPACITAÇÃO EM PARCERIA COM SEBRAE E SENAR PARA A MELHORIA E APROVEITAMENTO DOS RECURSOS NATURAIS EXISTENTES NAS PROPRIEDADES DOS AGRICULTORES FAMILIARES, BEM COMO A INCLUSÃO DESSES AGRICULTORES NO FORNECIMENTO DA MERENDA ESCOLAR PARA AS CRECHES E ESCOLAS DO MUNICÍPIO(ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL) E ESTADO(ENSINO MÉDIO). AGORA OS AGRICULTORES PASARAM A SER EMPREENDEDORES, POIS TEM O CONHECIMENTO DE COMO MELHORAR SUAS CONDIÇÕES DE VIDA BEM COMO DE SUA FAMILIA E ISSO É DE FUNDAMENTAL IMPORTANCIA, ALÉM DE SER UM GESTOR, POIS COM ESSAS CAPACITAÇÕES, ELE TEM AGORA A CAPACIDADE EM EMPREENDER EM CULTURAS QUE MAIS PODEM GERAR RECURSOS E ADMINISTRAR BEM ESSES RECURSOS, ESSES É O GRANDE DESAFIO QUE NÓS AQUI EM PINDORETAMA ESTAMOS CONSEGUINDO DE FORMA BRILHANTE COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário