terça-feira, 2 de novembro de 2010

Eusébio cria sistema de transporte gratuito para moradores da cidade

Apesar de próximos, não existe um sistema eficiente para interligar Eusébio a Aquiraz e a Fortaleza

Fortaleza. A Prefeitura de Eusébio lança um projeto inédito no setor de transportes. É a implantação da chamada "Rota 40", que consiste na criação de Transporte Intermunicipal gratuito para a população e servidores públicos municipais desta cidade para Fortaleza e Aquiraz. O projeto de lei 74/2010 foi enviado e aprovado recentemente para a Câmara Municipal de Eusébio.

Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, Eusébio encontra-se geograficamente interligado a Fortaleza. Porém, não pode participar do transporte urbano da Capital. Observa ainda que o transporte intermunicipal de passageiros na Região Metropolitana não tem parada regular e frequente em Eusébio, exatamente pela proximidade com Fortaleza, dificultando o transporte dos eusebienses que precisam se deslocar aos Municípios vizinhos para cumprir suas jornadas de trabalho.

Diante destas dificuldades de transporte e levando em consideração que ainda não foi implantado o sistema integrado de transporte metropolitano, o prefeito afirma que sentiu a necessidade de assegurar o direito de ir e vir de seus munícipes, criando condições de acesso ao trabalho e demais necessidades na Região Metropolitana.

"Vamos, por meio do projeto de lei enviado para a Câmara, regulamentar o transporte coletivo intermunicipal, em consonância com o Código de Trânsito Brasileiro, buscando garantir, segurança, conforto e qualidade para os usuários", argumentou o prefeito.

"O desejo é que, se possível, até 1º de dezembro já esteja em vigor. Caso contrário, até 1º de janeiro", disse ele. A população pode aguardar que, em breve, será divulgado no site da Prefeitura, jornais e outras mídias, as datas e os horários para o cadastramento dos cidadãos que desejem utilizar o serviço. "Esse cadastramento será realizado no Gabinete do Prefeito até o dia 31 de dezembro deste ano. Primeiro, serão cadastrados os funcionários públicos, depois estudantes, em seguida comerciantes e, assim, sucessivamente. Vamos nos adequando à demanda", disse o gestor.

Para a implantação desse novo sistema de transporte, a Prefeitura vai realizar uma licitação para a contratação de veículos, tipo van e micro-ônibus que farão as rotas entre Eusébio, Fortaleza e Aquiraz. Os horários e itinerários das duas rotas serão divulgadas tão logo seja concluída a licitação e anunciada a empresa vencedora, que também ficará responsável pela emissão das carteirinhas para que as pessoas tenham acesso ao sistema. "Até quarta-feira será publicado o edital, destinados a empresas, pois dá mais segurança. Será no sistema de fretamento".

Cadastro

31 de dezembro é o prazo para fazer o cadastro a fim de utilizar o transporte gratuito. Funcionários públicos, estudantes e comerciantes serão os primeiros a passarem por cadastramento

MAIS INFORMAÇÕES

Prefeitura de Eusébio
Rua Edmilson Pinheiro, 150
(85) 3260.1692

Nenhum comentário:

Postar um comentário