segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Mais Alimentos e PAA fortalecem cooperação Brasil-África

O processo de cooperação entre o Brasil e países da África foi reforçado nesta quinta-feira (18), na abertura da XIV Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar no Mercosul (REAF), em Brasília (DF), com o anúncio da extensão para países desse continente do programa Mais Alimentos, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Este processo será feito por meio de uma linha de financiamento do Proex aprovada quarta-feira (17) pela Câmara de Comércio Exterior (Camex).

A linha de crédito vai financiar a exportação de máquinas e equipamentos agrícolas brasileiros para a agricultura familiar. Os recursos serão liberados pelo Banco do Brasil. Em 2011 estarão disponíveis US$ 240 milhões, com possibilidade de ampliação para US$ 400 milhões em 2012. Os primeiros países africanos beneficiados serão Gana, Zimbábue e Quênia. Também demonstraram interesse Costa do Marfim e Ruanda.

A cooperação entre o Brasil e países da África foi reforçada durante a XIV REAF com a definição de acordos de cooperação para implementar políticas de compras públicas de produtos da agricultura familiar no continente. Projetos piloto do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) serão desenvolvidos em Gana, Quênia, Zimbábue, Costa do Marfim e Ruanda. O MDA vai transferir tecnologia e conhecimento de programas voltados para o desenvolvimento da agricultura familiar em andamento no Brasil.

PORTAL MDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário