segunda-feira, 8 de março de 2010

HISTÓRIA E HINO DE PINDORETAMA

DADOS DA HISTÓRIA DE PINDORETAMA


Toponímia

Inicialmente chamava-se Baixinha, mudado pela Lei nº 2.195, de 20 de Outubro de 1942, para Palmares, nome que o dec. Lei nº 1114, de 30 de Outubro de 1943 alterou para atual, composto, arbitrariamente, de Pindoba(folhas de palmeiras) e Retama(região).

Palavra de origem Tupi, que significa “região das palmeiras”.

Origem

Pindoretama, como a grande parte dos municípios brasileiros, surgiu a margem de uma estrada. Corria os anos de 1876,77. O governo imperial de D. Pedro II decidiu fazer a ligação telefônica entre Aracati e Fortaleza. Foi necessário fazer uma estrada para passar a linha telegrafa, isto é, os postes com a fiação. No dia 17 de Fevereiro de 1878, foi inaugurada a linha telefônica entre Aracati e Fortaleza. A estrada tinha uma extensão de 141,276Km. esta estrada chamou-se a principio estrada nova, estrada telegráfica ou estrada do fio. Passava no centro de Pindoretama. É a atual Avenida capitão Nogueira. Concluída a estrada, algumas pessoas vieram construir suas casas, à margem dela. Assim, depois de 10 anos, Pindoretama já era um pequeno povoado.

Breve Histórico

Chamou-se primitivamente Baixinha e depois palmares. Suas origens remontam do séc. XIX, quando moradores, vindos de regiões vizinhas fizeram aos poucos o seu povoamento.

Evolução política

A elevação do povoado à categoria de Vila provém de ato governamental datado de 08 de Novembro de 1894, com o nome de Baixinha. Sua elevação a categoria de município decorre da Lei nº 6310, de 20 de Maio de 1963 e suprimido antes de ser instalado(Lei nº 8339), de 14 de Dezembro de 1965. Restaurado conforme Lei nº 11413, de 28 de Dezembro 1987.

Religião.

Toda pequena comunidade desejava ter sua igrejinha onde os fiéis pudessem fazer suas orações. Assim foi também Pindoretama. Segunda contam os antigos, no lugar onde é a atual igreja de Nossa Senhora das Graças, na sede, morava um escravo Manoel, chamavam Pai Mané, ele teria vindo de Angola, na África. O terreno onde morava, pertencia ao senhor Francisco Monteiro da Silva(Chico Monteiro). Esse escravo tinha em seu poder, uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, com aproximadamente 20 cm de tamanho. Tendo morrido o pai Mané, os poucos habitantes que havia no pequeno lugar, resolveram fazer uma capela com paredes de taipa coberta de palha. No pequeno altar, colocaram a imagem de Nossa Senhora da Conceição. Consta que em 1899, com o inverno pesado, caiu a capelinha. Outra foi construída. No inicio de 1939, o vigário cooperador de Cascavel, Pe. Edilson Silva, que celebrava a missa do 3º domingo, conclamou a comunidade fazer uma igreja nova. E os trabalhos logo começaram. No dia 26 de Julho de 1942, foi inaugurada a nova igreja, com a presença do vigário de Cascavel, na época Pe. Mauro Fernandes Carvalho. O que interessante ressaltar, é que a padroeira de Pindoretma, era Nossa Senhora da Conceição. Com a construção da igreja nova, mandaram comprar uma imagem em São Paulo, e invés de vir uma imagem maior de Nossa Senhora da Conceição, veio uma imagem grande de Nossa Senhora das Graças. A pequena imagem de Nossa Senhora da Conceição foi entregue a família de Manoel Monteiro, que havia doado o terreno a igreja em 1888, o terreno da igreja matriz de Pindoretama, quando foi doado, era uma quadra de terra, com 100 metros de frente e fundos e 100 metros de lado. Os primeiros habitantes foram invadindo. A paróquia de cascavel, a qual pertencia a capela de Pindoretama, cobrava uma taxa (foro) daqueles que estavam ocupando o terreno da santa com suas casas. A partir de 1943, o vigário de Cascavel, Pe. Antônio Nepomuceno deixou de cobrar. De tal modo que os moram na Rua Julia Alenquer, na Travessa Juvenal Gondim e na Rua Manoel Paulino, na parte em torno da igreja, estão na terra de Nossa Senhora da Conceição. A capela de Pindoretama pertenceu a paróquia de Cascavel até 1992. No di 24 de Abril de 1992, D. Aloísio Lorsheider assinou decreto criando a área pastoral de Pindoretama/Tapera.

Pindoretama conta com quatro distritos: Pratiús, Sitio Ema, Capim de Roça e Caponguinha uma Sede.

Gerais.

DDD(85)
ÁREA: 75KM²
ALTITUIDE: 40m
POPULAÇÃO: 18.322 habitantes(IBGE 2009)
DISTÂNCIA DA CAPITAL: 45 km / CE-040
TEMPERATURA: MAX: 31° C – MIN: 26° C

Indicadores de desenvolvimento econômico.

AGRICULTURA – atualmente a agricultura constitui-se como uma das atividades mais importantes na economia do município, visto que, há estimativas de que este setor seja responsável por cerca de 36,8% de arrecadação.

PRODUTOS AGRíCOLAS - cana-de-açucar, manga, coco da Baia, mandioca etc.

CASAS DE FARINHA E ENGENHO – segundo consta existe entre 35 a 40 engenhos no município de Pindoretama, produzem essencialmente a rapadura.
Tradicionalmente esses engenhos , ainda conservam traços da época da colonização.
PECUÁRIA: galinha/frango, ovos de galinha, bovinos, suínos, eqüinos etc.
INDÚSTRIA: produtos alimentares, bebidas, produtos de minerais não metálicos etc.

O artesanato local tem sua maior expressão nas rendas de bilro, mas há também outras tipologias com o bordado, o crochê, confecção, artigos em cipó, cerâmica, e madeira trabalhada.

FONTE DE PESQUISA: PROJETO MEMÓRIA-PINDORETAMA NOSSA TERRA, NOSSA GENTE.

HINO DE PINDORETAMA
Letra: clarismundo Silva Porto.

Música: Antônio Gondim.

I

Oh! Princesa das terras benditas
Verdejantes de canaviais
Entre afagos da brisa de agitais
Sob as palmas de teus coqueirais

REFRÃO

Pindoretama, Pindoretama
És brilhante de fino lavor!
Pindoretama, Pindoretama
Paraíso de sonho e de amor!

II

No sossego e na paz te engalanas
Na doçura de céu cor-de-anil
És a jóia mimosa e te ufanas
De brilhar nesse imenso Brasil!

III

O trabalho é a luz que te guia
Ao triunfo que já ti sorri
És, leias, na mais santa alegria
Os teus filhos se orgulham de ti.



3 comentários: