domingo, 6 de fevereiro de 2011

Aviões não tripulados começam a operar nas fronteiras ainda este mês

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou que veículos aéreos não tripulados(Vants) devem começar a operar na fronteira do Paraná com o Paraguai ainda neste mês. O objetivo é reforçar o combate ao crime na fronteira.


A declaração foi feita na última sexta-feira, em Curitiba, onde o ministro se reuniu com o governador Beto Richa (PSDB) para discutir a segurança da fronteira com o Paraguai e a integração entre os governos federal e estadual no combater à violência.


“A única forma de termos uma revolução da segurança pública do país será agindo de forma mais integrada, com a ação conjunta da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, das Forças Armadas, das polícias estaduais, entre outros órgãos”, disse o ministro.


Ao falar do Vant, Cardozo disse que a aeronave poderá verificar movimentações suspeitas e dar as coordenadas para a localização. “Mas só será eficaz se houver a integração necessária.”


O ministro também afirmou que um grupo de técnicos do ministério deve voltar ao Paraná na próxima semana para visitar a fronteira com Paraguai e Argentina e elaborar um plano de combate ao crime na região.


Na reunião, o secretário da Segurança do Paraná, Reinaldo de Almeida César, propôs a criação de um gabinete de gestão integrada, com participação dos diversos organismos policiais e de inteligência, do Estado e da União, para ajudar no combate ao crime.


Richa entregou ao ministro um ofício em que pede à presidente Dilma Rousseff que reencaminhe ao Congresso um projeto de lei para que o Paraná possa receber recursos para a construção de unidades prisionais.


A reunião com o governador do Paraná fez parte de uma série de encontros que o ministro Cardozo está fazendo com os governos estaduais. Ele já visitou Bahia, Espírito Santo, Minas, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo.


O Brasil e seus Vants

No último dia 20 de janeiro, a empresa brasileira Aeroeletrônica, que é subsidiária da israelense Elbit Systems, confirmou a venda de duas aeronaves não tripuladas para a Força Aérea Brasileira (FAB) do modelo Hermes 450. A compra faz parte do projeto de fiscalização das fronteiras do país com aviões não tripulados, lançado ainda em 2007. Durante a última campanha eleitoral, a então candidata a Presidência da República, Dilma Rousseff, prometeu usar a aeronave também em áreas controladas pelo crime organizado. Um avião do mesmo modelo já é utilizado na base da Polícia Federal em São Miguel do Iguaçu (PR), para treinamento.

A Aeroeletrônica não quis revelar o valor da venda. O avião funciona por meio de controle remoto e transporta câmeras que permitem a visualização de áreas, veículos e pedestres a uma grande altitude. O equipamento ainda inclui também computadores e sistemas de cruzamento de dados. Os Vants têm autonomia de mais de 18 horas de voo - sem tanques externos - e podem chegar a uma altitude de 5,5 mil metros.

O quê


ENTENDA A NOTÍCIA


Na campanha de 2010,os Vants foram tema central.Dilma afirmou que eles já estavam em uso,e Serra disse que existia apenas um aparelho ainda não utilizado. A Políca Federal esclareu que uma aeronave estava em testes.


FONTE: O POVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário