quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Sugestão para criar batalhões

O projeto de indicação não obriga o governador a acatá-lo. Na legislatura passada já foi aprovada a mesma propositura

O deputado Ely Aguiar (PSDC) apresentou novo projeto de indicação que sugere a instalação do Batalhão de Divisas da Polícia Militar do Ceará. Sugestão semelhante foi apresentada e votada no primeiro ano da legislatura passada. Na época, o projeto de indicação do deputado foi aprovado em plenário, mas não cumpriu o seu objetivo, voltar à Assembleia em forma de mensagem do Executivo.

Ely Aguiar acredita que desta vez seu projeto pode vingar, já que o apresentou pessoalmente ao governador Cid Gomes. De acordo com o parlamentar, o chefe do Executivo chegou a afirmar que a ideia era boa e que iria analisá-la.

Outro fator que faz Ely Aguiar acreditar que sua sugestão poderá ser aplicada é a criação do Cinturão de Divisa que funcionou na época em que criminosos do Rio de Janeiro poderiam estar vindo se refugiar nos estados nordestinos. Contudo, o deputado defende que medidas como essa devam ser permanentes.

"Tem bandido que traz armamento pesado dentro de ambulância e passa pelas fronteiras do Ceará onde na maioria das vezes estão três guardinhas. Os guardas veem uma ambulância e deixam passar, acreditando que ela leva um paciente, mas na verdade está cheia de fuzil", exemplifica o deputado.

Estrutura

Ely Aguiar aponta que o sistema de segurança do Estado é bastante vulnerável, não apenas no que compete a fiscalização de fronteiras, mas também a estrutura das penitenciárias. Ele lembra que somente no início deste mês 17 presos fugiram de um presídio em Canindé e dez criminosos foram resgatados do Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II).

"O Alex Gardenal (um dos fugitivos do IPPOOII) vinha usando Internet dentro do presídio que se diz ser de segurança máxima", criticou, alegando não haver fiscalização. "A segurança do Ceará atingiu o fundo do poço", definiu.

O deputado Moésio Loiola (PSDB) também acredita que nesta administração a segurança nas fronteiras deve ganhar uma atenção especial, lembrando que o coronel Werisleik Matias, comandante da Polícia Militar, atuou 80% de sua carreira nas fronteiras do Estado e portanto, conhece os problemas.

Debatido

O líder do Governo na Assembleia, deputado Antônio Carlos (PT), entende que a proposta de Ely Aguiar não é um projeto pequeno e por isso, precisa ser bastante debatido. Ele não garante fazer essa intermediação entre a propositura do deputado e o Executivo, mas concorda que o diálogo deva ser feito.

Em relação às críticas levantadas por Ely Aguiar, o líder governista fez questão de pontuar que, enquanto o Estado tem que trabalhar no limite das leis, a criminalidade não precisa de licitações e prazos para colocar suas ações para frente.

Antônio Carlos fez questão de ressaltar vários números da administração em relação à área da segurança, como a construção de 15 unidades prisionais, sendo três penitenciárias e 12 cadeias públicas, além da recuperação de 34 unidades prisionais, sendo 27 cadeias públicas e sete penitenciárias.

Conforme o petista, houve melhoria da taxa de presos e egressos, beneficiados com qualificação profissional, que afirma ter passado de 0,98% para 7,12% nos últimos quatro anos. Ele citou ainda a capacitação de 1.883 presos e egressos, com cursos profissionalizantes e cursos para o aumento de escolaridade. Para o líder do Governo, essas são informações que mostram a preocupação do Estado em melhorar os índices da segurança pública no Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário