sábado, 19 de fevereiro de 2011

Leite Fome Zero é lançado

Incentivar a produção de leite e ajudar famílias em estado de insegurança alimentar é meta de programa

Limoeiro do Norte. O leite é, sem dúvida, alimento nutritivo. E o estímulo à produção por pequenos produtores tem contribuído, num mesmo passo, para a geração de renda e a redução do quadro de desnutrição infantil. O programa federal Leite Fome Zero está chegando a mais Municípios do Ceará.

Ontem, em Limoeiro do Norte, pequenos criadores de cabra viram a possibilidade de produzir leite em maior escala, com a vantagem de ter a compra "certa" pelo Governo do Estado. Antes disso, a partir de março, este Município terá 350 litros diários gratuitos para famílias com crianças de zero a 6 anos.

O programa federal é voltado para os segmentos populacionais vulneráveis, que têm direito a receber o leite gratuitamente, e também para os pequenos produtores familiares. A meta é comprar o leite de produtores familiares a um preço fixo ao longo do ano.

O produto é beneficiado em laticínios contratados e entregue às famílias carentes. A ideia é que seja possível propiciar o consumo do leite às famílias que se encontram em estado de insegurança alimentar e nutricional e incentivar a produção familiar do gênero.

Caprino

No Ceará, o programa oferece mais, naturalmente pela oferta maior, leite bovino. Mas em Limoeiro, onde, ontem, ocorreu seminário sobre o tema, será distribuído leite de cabra. A Secretaria Municipal de Agricultura reuniu participantes do Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf) para mostrá-los um mercado promissor: se o Município está fazendo parte do Leite Fome Zero, a produção leiteira da caprinocultura pode ser absorvida pelo programa. Em outras palavras, é ter leite que o governo compra - até o final do ano, o Governo do Estado pretende ampliar de dois mil para cinco mil litros a distribuição do gênero da cabra.

O convênio ao programa é realizado pelo Governo do Estado. No entanto, as Prefeituras têm uma participação fundamental para estabelecer as parcerias locais junto aos beneficiários e produtores e para fortalecer o controle social do programa. A medida beneficia produtores pronafianos que assegurem até 100 litros de leite por dia, dando prioridade aos que produzem até 30 litros diários. Estarão aptos a participar do Programa os produtores que tenham realizado as vacinas de aftosa em todo o rebanho.

Programa

O Leite Fome Zero atua no Ceará desde 2004 e hoje está em 156 Municípios, dos quais 150 recebem leite bovino e os demais o leite de cabra. A intenção é aumentar justamente esse setor. Apesar de ser bem mais nutritivo do que o da vaca, o leite de cabra ainda é visto com preconceito pelo cearense. "As pessoas acabam tomando em caso de doença ou mesmo só para alimentar bicho, mas o leite de cabra é um dos alimentos mais ricos que se pode colocar na mesa do sertanejo", afirma Antônio Deusmar, secretário municipal de Agricultura.

Além de fixar o criador no campo, a caprinocultura tem um processo mais simples, e considerado mais eficiente e rentável. Enquanto o produtor de leite bovino recebe R$ 0,69 pelo litro, é pago ao de leite caprino R$ 1,20 o litro.

Limoeiro receberá, inicialmente, 350 litros de leite de cabra, a ser entregue às famílias cadastradas pelos agentes de saúde do Município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário