quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

CEARÁ - Mudança no quadro de eleitos

O próprio presidente do TRE admite que outras alterações poderão acontecer na composição da AL

A posse dos 46 deputados na Assembleia Legislativa cearense, ontem, foi marcada por surpresas. A decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que decidiu diplomar o deputado Neto Nunes (PMDB) e acabou tirando a vaga de Francisco Pinheiro (PT), foi bastante comentada nos bastidores do evento.

A lista com os nomes dos deputados teve que ser lida duas vezes, já que na primeira foi citado o nome de Francisco Pinheiro, posto que só no início da manhã a Assembleia foi oficialmente comunicada pelo TRE da decisão da noite anterior, conforme saiu publicado na edição de ontem do Diário do Nordeste. Francisco Pinheiro, que estava presente no plenário da Assembleia, disse que ainda não tinha tomado nenhuma providência para reverter a situação, mas garantiu que iria recorrer e, para isso, estava conversando com seus advogados.

Já Neto Nunes se disse tranquilo quanto à sua permanência na Assembleia, pontuando que conquistou a vaga mediante decisão do pleno do TRE com quatro votos favoráveis ao seu mandato e apenas um contrário. Ele foi diplomado no TRE no fim da noite de segunda-feira, menos de 12 horas para a posse.

O peemedebista garantiu ainda a 2ª Secretaria da Mesa Diretora, cargo que estava em aberto aguardando somente o desfecho do caso do parlamentar.

Outra mudança

O presidente do TRE do Ceará, desembargador Ademar Mendes Bezerra, também presente à cerimônia de posse, alegou que nada impede que haja outra dança das cadeiras na Assembleia, pontuando que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pode ter outro entendimento e haver mais mudanças na lista dos parlamentares estaduais apontados como eleitos em outubro passado.

A cerimônia de posse começou com mais de uma hora de atraso. Ela foi presidida pelo deputado reeleito Gony Arruda (PSDB), parlamentar que exerceu mais recentemente a presidência da Casa. Para secretariar os trabalhos o tucano chamou os deputados Moésio Loiola (PSDB), decano do Legislativo cearense, e o deputado Camilo Santana (PT), o parlamentar estadual cearense mais votado.

Compromisso

Depois da leitura dos nomes dos diplomados, Gony Arruda pediu que todos ficassem de pé para proferirem o compromisso de posse: "Prometo guardar as Constituições da República e do Estado e desempenhar com lealdade, dedicação, e honestidade o mandato que me foi confiado pelo povo cearense, promover o bem geral e a felicidade pública". Após feito o compromisso todos foram declarados empossados.

Os deputados que foram chamados para assumir secretarias no Governo estadual só se licenciarão do mandato a partir de amanhã, quando serão convocados os suplentes. São os deputados que retornarão ao secretariado do governador: Mauro Filho (PSB), Camilo Santana (PT), Nelson Martins (PT), Ivo Gomes (PSB) e Gony Arruda (PSDB). Francisco Pinheiro que antes estava na lista dos deputados que iriam se licenciar, estando na condição de suplente sai da relação. Ainda não uma definição da Assembleia sobre se os suplentes a serem convocados serão os das coligações ou dos partidos.

O governador Cid Gomes, que está de férias, foi representado pelo procurador geral do Estado, Fernando Oliveira. O vice-governador, Domingos Filho (PMDB), também não compareceu ao evento, pois estava na posse do filho, em Brasília, Domingos Neto (PSB), que foi eleito deputado federal.

Hoje, Domingos Filho, como governador em exercício, irá participar da sessão solene de instalação da sessão legislativa, com a leitura da mensagem governamental. O evento está marcado para às 10 horas e será realizado no plenário da Assembleia. Só na quinta-feira haverá sessão ordinária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário